Pinhais realiza 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional promoveu a 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. A ação foi realizada no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no bairro Weissópolis. O tema desta edição foi “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
Na abertura do encontro, representando a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o secretário de Governo, Márcio Mainardes, citou o fato de Pinhais ter sido o primeiro município a aderir ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como o primeiro a lançar oficialmente o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Paraná. “Esse pioneirismo se dá pelo excelente trabalho que nossas equipes desempenham; os servidores e a comunidade em geral. Podemos destacar, entre as ações realizadas em Pinhais, o projeto Horta no Quintal de Casa que valoriza a produção de alimentos pelos próprios moradores”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Ricardo Pinheiro, ressalta a relevância em se abrir espaços para as discussões sobre a alimentação. “O que podemos dizer sobre o que é comida de verdade? Será aquela que simplesmente mata a nossa fome? Na verdade, nos referimos à qualidade dos alimentos. E acredito que todos têm o direito de ter acesso a essa comida de verdade. Nosso papel é trabalhar para que esta seja a realidade da nossa população”, ressalta.
A presidente do Consea de Pinhais, Rosalina da Luz Gutervil, enalteceu o trabalho realizado no município. “Hoje é meu último dia presidindo o Consea e a sensação é de dever cumprido. Claro que nem todo o trabalho foi concluído, falta muito ainda por fazer, mas avançamos bastante em várias questões. Desejo que esta conferência seja bem produtiva e que possamos seguir avançando nessa temática”, comenta.
Maurício Barcelos Degelmann, coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Coresan), cita a importância da criação de políticas públicas sólidas que atendam às demandas da população. “Aproveito para parabenizar a atuação da Prefeitura de Pinhais, na pessoa da prefeita Rosa Maria, neste ato representada pelo secretário Márcio, pois sabemos o quanto a administração municipal tem se empenhado em relação a este tema. São 33 milhões de pessoas no nosso país que sofrem de insegurança alimentar, de acordo com o Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar. É muita gente, por isso precisamos olhar para estas questões. Precisamos construir um sistema no qual as políticas públicas perdurem independentemente dos governos nos quais estão inseridas ”, afirma.
Também estiveram presentes as secretárias municipais de Saúde, Adriane Jorge Carvalho e de Assistência Social, Rosangela Batista e o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luís Xavier Pedroza.
A programação da conferência contou com a leitura e aprovação do regimento interno, sistematização das propostas dos grupos de trabalho, leitura das propostas sistematizadas e eleição dos delegados para a 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan). Também foi ministrada, por Luciene da Silva Soares, a palestra “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. Luciene é bióloga, formada pela UFPR e é especialista em Educação Ambiental. Desenvolve projetos nas áreas de agroecologia e sustentabilidade e atualmente é coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.