Grande Curitiba

Araucária é convidada a falar sobre integração metropolitana em podcast da Câmara de Curitiba

A importância de pensar ações de interesse regional e o transporte coletivo como direito social foram alguns dos pontos abordados
21 de junho de 2024 às 16:36
(Imagem: Câmara Municipal de Curitiba/divulgação)

COM ASSESSORIAS – O município de Araucária esteve representado em uma conversa do podcast da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre integração metropolitana. A gravação foi divulgada nesta sexta-feira (21) nos perfis da casa legislativa e envolveu temas como meio ambiente e mobilidade. A participação de Araucária ocorreu por meio do procurador-geral do município, Simon Gustavo Caldas de Quadros. A importância de pensar ações de interesse regional e o transporte coletivo como direito social foram alguns dos pontos abordados.

O Tribuna Livre do CMC Podcasts é um espaço em que vereadores de Curitiba convidam pessoas para debates sobre assuntos relevantes. A importância de os municípios da região trabalharem de maneira integrada foi destacada pelo procurador de Araucária ao citar as discussões sobre consórcios regionais que tratam, por exemplo, de áreas como segurança pública, alimentação e assistência social. Outra iniciativa regional citada por ele foi o Pró-Metrópole, um fórum de governança regional voltada para promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios da região por meio da articulação, coordenação, orientação, apoio, monitoramento, avaliação, entre outras ações. Recentemente, Araucária recebeu uma certificação do Pró-Metrópole por seu compromisso com o desenvolvimento integrado da região metropolitana.

Os conselhos de desenvolvimento econômico existentes na região, incluindo o “Avançaraucária”, também foram citados pelo procurador-geral ao longo da conversa por sua importância dentro do contexto do planejamento do desenvolvimento regional. Além do procurador-geral de Araucária, o convite também foi direcionado ao secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), Neco Prado.

MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE – A participação de Araucária no podcast da Câmara Municipal de Curitiba também envolveu a temática da preservação ambiental, com o posicionamento de Simon pela “criação de um momento novo na integração regional” voltado a partir do Rio Iguaçu, de seu resgate e valorização. O transporte coletivo também foi lembrado na conversa. O procurador lembrou que, há poucos anos, houve uma mudança constitucional que colocou o transporte coletivo como um “direito social” e que Araucária conseguiu reorganizar a estrutura local, reduzir custos e fazer com que o investimento na área ocorresse em favor do usuário, seja por meio de tarifa reduzida (hoje em apenas R$1) ou as diversas gratuidades oferecidas (incluindo os milhares de estudantes da rede pública).

O crescimento no número de usuários do transporte coletivo em Araucária favorece o meio ambiente e a mobilidade. E a tarifa reduzida (ou gratuita) tem forte impacto social no acesso a serviços públicos, direitos e a momentos de lazer em família. “Mas você tem que ter um olhar voltado para social”, ponderou Simon.