Grande Curitiba

Podcast da Câmara ensina a não ter medo da Lei Orçamentária Anual

Podcast explica o que é a Lei Orçamentária Anual para a população aproveitar a prorrogação da consulta pública da LOA 2025 de Curitiba até 5 de novembro.
23 de outubro de 2024 às 15:30
(Foto: Bruno Spessato/CMC)

Quer participar da prorrogação da consulta pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 em Curitiba, mas tem medo de fazer besteira por desconhecer para que a LOA serve? Os seus problemas estão resolvidos, porque, nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lançou um episódio do podcast Você na CMC explicando o que é o orçamento público e qual o papel da Lei Orçamentária Anual na sua vida. O episódio já está disponível no canal da CMC no YouTube.

Durante 50 minutos, o jornalista Marcio Silva entrevista Rodrigo Kanayama, advogado especialista em Direito Financeiro e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), André Hayashi, palestrante sobre inteligência financeira e coordenador do MBA em Finanças e Mercado de Capitais da FAE Centro Universitário, e a servidora pública Cristina Fonseca de Jesus, que coordena a tramitação das leis orçamentárias dentro da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC.

O bate-papo entre os especialistas traz vários exemplos do cotidiano para tirar o medo das pessoas do “economiquês” que aparece quando o assunto são as finanças públicas, em especial nesta época do ano, quando o orçamento de 2025 está em discussão na Câmara de Curitiba. Comparando a administração de Curitiba a um condomínio, as emergências de políticas públicas a situações como um pneu furado ou um cano que estourou, Kanayama, Hayashi e Fonseca vão explicando o que é e como funciona o orçamento público.

Quer participar da consulta pública da LOA 2025, mas estava inseguro? Depois deste episódio do Você na CMC, é só entrar no formulário online, escolher uma prioridade para os gastos públicos de Curitiba no ano que vem, registrar sua sugestão e convidar mais pessoas para participarem, pois, quantos mais vozes falam, maior é a chance do poder público ouvir e atender aos desejos da população.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba