Deputada Marli Paulino (SD) presta homenagem a escritor com paralisia cerebral
COM ASSESSORIAS – O escritor Marcio Sakyo Poffo Taniguti foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná, em um reconhecimento à sua obra, mas especialmente à sua superação como também jornalista. Com paralisia cerebral, em razão da falta de oxigenação no momento do parto, Marcio possui a coordenação motora e a fala comprometidas. Ainda assim, já publicou três livros, escritos usando uma ponteira adaptada à cabeça, criada por seu pai. A iniciativa foi da deputada estadual Marli Paulino (SD), que entregou a menção honrosa com votos de congratulações nesta segunda-feira (25), durante o Grande Expediente.
“Estou aqui para conhecer e compartilhar essa emocionante caminhada de superação. Devido à sua condição, Marcio possui a coordenação motora e a fala comprometidas. No entanto, ele não perdeu a vontade de viver. Muito pelo contrário, tem em sua jornada um exemplo a ser seguido. Ao lado de sua mãe, Dona Marcia, ele rompeu paradigmas, preconceitos e dificuldades. Estudou e se formou com o auxílio de sua dedicada mãe, que frequentou a sala de aula com ele durante todo o curso”, discursou a parlamentar.
Nascido em Ascurra, Santa Catarina, Marcio tem 36 anos e mora em Pinhais há mais de 30 anos. Formado em jornalismo desde 2015, ele publicou dois livros de poesia – Meus Primeiros Passos (2011) e Ecos do Tempo (2015). Em 2024, lançou o romance policial S.K.B. O Mistério, com 480 páginas, que levou quatro anos para ser concluído. E uma nova obra já começou a ser escrita.
“É uma honra indescritível e um reconhecimento que nos motiva ainda mais a continuar trilhando o nosso caminho receber essa homenagem na Assembleia Legislativa. Gostaria de fazer um agradecimento especial à deputada Marli Paulino, que também já foi prefeita da nossa cidade. Essa homenagem tem um significado ainda mais especial pelo seu apoio às causas que promovem dignidade e inclusão para todos. A minha história com o Marcio é, acima de tudo, uma história de superação e amor incondicional”, agradeceu a mãe, Marcia Sakyo Poffo Taniguti.
Segundo a mãe, Marcio encontrou na escrita a maneira de mostrar ao mundo a força e o talento, suas emoções e visões do mundo.