Prefeitura inaugura Centro de Educação Ambiental e Usina Solar no Horto

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Pinhais inaugurou nessa segunda-feira (31) dois empreendimentos no Horto Municipal que intensificam o perfil sustentável do município: o Centro de Educação Ambiental e uma Usina de Painéis Fotovoltaicos, abastecidos com energia solar. As estruturas estão abertas à visitação de toda comunidade e vão contribuir para a conscientização ambiental e combate às mudanças climáticas. A entrega para a comunidade é mais uma das ações comemorativas do aniversário de Pinhais.
Os atrativos que fazem parte do centro são relógio do corpo humano, jardim sensorial, labirinto verde, meliponário das abelhas sem ferrão, centro de convivência e um jardim em formato de araucária, que explica os diferentes biomas brasileiros e continentais. Também há um espaço pet, para ações a respeito do bem-estar animal, e um jardim de frutíferas. O investimento na estrutura foi aproximadamente de R$ 364 mil.
A Usina de Geração Fotovoltaica, executada por cerca de R$ 242,1 mil, tem 500 metros quadrados de área e 154 painéis solares, com capacidade de produzir 12 mil kWh/mês, equivalente ao consumo de 79 residências. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável pelo Horto Municipal e pelas novas estruturas, pretende utilizar a energia gerada para uso próprio. A usina é uma fonte renovável de energia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, que são um dos maiores poluidores e causadores de danos ao planeta.
Durante o evento de inauguração, a prefeita Rosa Maria agradeceu aos servidores da Semma e da Secretaria Municipal de Obras, que atuaram diretamente na estrutura, e também destacou a presença de uma turma do 3.º ano da Escola Municipal Lírio Jacomel. “É um sonho de muita gente acontecendo, mas é fundamentalmente um sonho que vai ser acompanhado e vivenciado por vocês, pela nossa comunidade. O lugar é muito bonito e para além disso, ele é funcional e mostra aquilo que o município está fazendo, o que poderá fazer em prol de um meio ambiente melhor, de um planeta melhor. Estamos fazendo nossa parte. Somos a cidade mais sustentável do Brasil”, declarou.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, celebrou a inauguração em um momento de emergência climática. “Queremos formar cidadãos hoje para um futuro que está logo ali. Temos a ocorrência de vários eventos climáticos e é preciso pensar, até quando vamos continuar com as posturas erradas?”, observou. A Semma também prestou homenagem póstuma ao engenheiro Emerson de Oliveira Martins, servidor que ajudou a idealizar e iniciar a reforma do horto, morto há dois anos. Junto com a Diretora do Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, Juliana Zanetti Ribeiro e as crianças presentes, Rosana plantou uma araucária em memória ao engenheiro.
O Horto Municipal, com 70 mil metros quadrados de área, foi aberto em 2010, inicialmente como depósito de galeria verde. Aos poucos foram construídos o barracão e as estufas, onde há produção de flores, arbustos e árvores para paisagismo da cidade.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o vice-prefeito Marcinho; as secretárias municipais de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes e de Assistência Social, Andrea Franceschini; o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (interino), José Luis Xavier Pedroza; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; as vereadoras Jane Carteira e Haline Siroti; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário; Carlinhos do Eliza, Fabricio Sousa, Leandro do Zezinho, Tielo Staes; Paulão; Bitoca; e Amarildo Amaral.
Visitação
O Centro de Educação Ambiental e a Usina Fotovoltaica estão abertos à visitação geral, mediante agendamento e disponibilidade de horário.
Contato: (41) 99284-1833