Grande Curitiba

Prefeitura de Curitiba e municípios da RMC discutem desafio de se comunicar com mais de 3,6 milhões de pessoas

20 de maio de 2025 às 08:13
(Foto: Pedro Ribas/SECOM)

COM ASSESSORIAS – Mais de 220 gestores e profissionais da Comunicação Social de diversas áreas dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram, nesta segunda-feira (19/5), do Fórum Metropolitano de Comunicação – Diálogo, Inovação e Novas ideias, que contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel.

Realizado no Salão de Atos do Parque Barigui pelas secretarias municipais para o Desenvolvimento da RMC e da Comunicação Social (Secom), com apoio da Associação dos Municípios da RMC (Assomec), o evento abordou os desafios da comunicação institucional, estratégias, questões legais e as ferramentas para uma interação eficiente com a população. Em Curitiba e Região Metropolitana moram aproximadamente 3,6 milhões de pessoas.

“Fico muito feliz de ver aqui a região metropolitana toda mais uma vez reunida. Somos uma cidade metropolitana, nossos desafios são os mesmos. A dengue , o crime, os animais em vulnerabilidade não veem limite entre os municípios, portanto nossas ações têm que ser conjuntas”, disse o prefeito.

O vice-prefeito e secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou a importância da integração. “Como profissional da comunicação, do jornalismo, sei o quanto é vital uma ação como esta”, declarou Martins.

O secretário municipal da Comunicação Social de Curitiba, Marc Sousa, coordenou o primeiro painel do fórum, sobre Estratégias de Comunicação Metropolitana, com a participação de Fernanda Kleinebing, secretária da área em Florianópolis (Santa Catarina), e de Luiz Otávio Prates, secretário de Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

“Todo dia falamos com mais de três milhões de pessoas, a comunicação tem que ser integrada. Nosso desafio é ser uma voz confiável entre tantas opções e no ritmo das redes sociais”, pontuou Marc.

Para o secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura, o maior desafio do terceiro milênio é comunicar e este debate conjunto representa o primeiro de uma série de fóruns. “Vamos trazer outros temas com a mesma ideia da integração”, explicou.

Avançar com união

Para Patrick de Souza Zelinski, diretor do Serviço de Água e Esgoto de Doutor Ulysses, município de 5,6 mil habitantes no Vale do Ribeira, o fórum representa uma excelente oportunidade de avançar em ações eficientes e integradas de comunicação. “Os desafios são comuns e a comunicação institucional é o meio para a população ficar sabendo do que a gestão faz, especialmente na prestação de serviços”, comentou Patrick, que saiu às 4h da sua cidade para participar do evento. “Vale muito o empenho para estar aqui porque aprendemos e compartilhamos ideias”, analisou.

Troca de experiências

A pauta do fórum foi extensa e os assuntos incluíram estratégias, licitações, cases de sucesso, campanhas, redes sociais, relacionamento com a mídia, entre outros. O painel Assessoria de Imprensa Pública contou com a participação do diretor de Jornalismo da Secom, Guilherme Voitch, e de representantes da área no Legislativo estadual, Câmara Municipal e Governo do Estado.

Presenças

Também prestigiaram o evento, pela Prefeitura de Curitiba, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o superintendente da Secom, Gabriel Assunção; o superintendente da Secretaria da RMC, Márcio Barros; e a secretária da Mulher e Igualdade Étnico-racial, Marli Teixeira Leite. Compareceram também o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Rodrigo Martinez; Neco Prado, representando a Assomec; o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, João Debiasi; e o vereador Olimpio Araujo Junior.