Grande Curitiba

6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa promove diálogo e propõe avanços nos direitos em Rio Branco do Sul

Evento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público para discutir políticas públicas com foco em equidade, participação e respeito à diversidade cultural no envelhecimento.
22 de maio de 2025 às 10:28
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul, por organização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou na última sexta-feira (16/05) a 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e teve como objetivo promover um dia de debates e construção coletiva entre representantes da sociedade civil e do poder público.

A programação foi dividida em dois períodos. Pela manhã, a abertura oficial contou com os pronunciamentos de autoridades, seguida de uma apresentação cultural pelos alunos do Projeto Musicalidades e uma homenagem ao conselheiro Alexandre Selinski, reconhecido por mais de 40 anos de dedicação aos conselhos municipais. Em seguida, a assistente social Roseli do Rocio de Souza realizou a leitura do regimento interno da conferência, aprovado pelos participantes.

O ponto alto do período da manhã foi a palestra da promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Camila Adami Martins, que abordou o tema central da conferência, destacando a importância da equidade nas políticas públicas e da valorização das diversas realidades vividas pelos idosos no Brasil. Após a palestra, houve espaço para perguntas e interação com os participantes.

Durante a tarde, os presentes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os quatro eixos temáticos da conferência. As propostas elaboradas foram debatidas em plenária e integrarão o documento final do município, com diretrizes que seguirão para as próximas etapas: estadual e nacional.

Ao fim do evento, foram eleitos os delegados que representarão Rio Branco do Sul na conferência estadual, prevista para agosto.

Representantes Governamentais

• Joseli de Fátima Gonçalves Lopes – Titular
• Débora Menezes da Silva – Suplente

Representantes da Sociedade Civil

• Eduardo Rodrigues do Nascimento – Titular
• Larissa Bueno Matoso dos Santos – Suplente

A conferência consolida o pacto do município em valorizar a pessoa idosa, fortalecer a cidadania, a participação social e o respeito à diversidade no processo de envelhecimento.

Presenças: Prefeita Karime Fayad, secretária de Assistência Social e Habitação Roberta Cibin, vereadores: Professor Du Bittencourt e Ana Flavia de Castro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Debora Menezes da Silva e do Conselheiro do Idoso Alexandre Selinski.