Grande Curitiba

Obras do AME de São José dos Pinhais chegam a 70% e seguem dentro do cronograma

2 de julho de 2025 às 19:22
(Crédito: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais)

COM ASSESSORIAS – As obras de construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Pinhais já superaram a marca de 70 % de execução, informa a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Semvop). O cronograma, até o momento, segue dentro do previsto, com previsão de entrega já em dezembro de 2025.

Com uma área construída de 4.003,10 m² e investimento de mais de R$ 23,7 milhões, o AME será estruturado com 37 consultórios e 10 salas de exames, e terá capacidade para atender até 20 mil consultas por mês. O modelo de atendimento foi pensado para beneficiar cerca de 700 mil pessoas de 16 municípios da Região Metropolitana Sul.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura com o Governo do Estado e o Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), e atende ao conceito da unidade ambulatorial de alta resolubilidade. No local, serão oferecidas consultas, além de exames especializados e atendimento multiprofissional.

O novo AME seguirá o modelo já adotado em outras unidades do Estado, com agendamento via UBS, triagem de risco, encaminhamento para especialistas e retorno com plano de cuidados. A estrutura atenderá prioritariamente as linhas de atenção à saúde: gestantes e crianças da Rede Mãe Paranaense, idosos, saúde mental, hipertensão e diabetes.

Impacto na região

Com a inauguração, a expectativa é de redução de filas de espera por consultas e exames de média complexidade, além de desafogar outras unidades regionais. A capacidade de realização de 20 mil atendimentos por mês deve representar um salto na oferta de serviços na RMC Sul, beneficiando diretamente a atenção primária e referenciando com maior eficiência o atendimento secundário.

Localização estratégica

Localizado na Avenida Rui Barbosa, nº 10.127, no bairro Aristocrata – entre a UPA Rui Barbosa e a nova base do SAMU – o AME será vizinho do futuro Hospital Municipal e Maternidade (HMMSJP).