Grande Curitiba

Marcio Zwierewicz, presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, será palestrante na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2025 em Estocolmo

Evento na Suécia também terá destaque para jovem associada Milena Parreira de Ponta Grossa, que será premiada como liderança emergente mundial
8 de julho de 2025 às 10:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Sicredi marcará presença na World Credit Union Conference (WCUC 2025), de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, Suécia. O evento, considerado o principal encontro global do cooperativismo de crédito, reunirá mais de 3 mil profissionais de 60 países para debater soluções inovadoras, sustentáveis e humanas para o setor. A instituição será representada por uma comitiva de mais de 130 lideranças.

O Sicredi reafirma seu protagonismo internacional ao integrar a programação oficial do evento com contribuições relevantes. Entre os destaques está a participação de Márcio Zwierewicz, presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, que participará do painel internacional “Criando impacto em escala”, ao lado de Wellington Holbrook, CEO da Vancity (Canadá). A conversa trará experiências de como o cooperativismo pode transformar comunidades com ações consistentes e de longo prazo.

“Participar da WCUC 2025 é uma oportunidade única de mostrar como o cooperativismo de crédito pode gerar impacto real e duradouro nas comunidades. No Sicredi, acreditamos que o desenvolvimento econômico só faz sentido quando caminha em equilíbrio com o desenvolvimento social. Compartilhar nossas práticas e aprender com outras cooperativas ao redor do mundo reforça nosso compromisso com um modelo financeiro mais humano, inclusivo e sustentável.”, destaca Zwierewicz.

O evento também será palco do WYCUP 2025 (World Council Young Credit Union People), que reconhece jovens lideranças cooperativistas do mundo todo. Neste ano, o destaque é de Milena Parreira, de Ponta Grossa (PR), pelo projeto “Desenvolvendo a liderança jovem”, que promove o protagonismo e a transformação social entre os jovens.

A participação do Sicredi estará centrada em temas como inovação, sustentabilidade, protagonismo jovem, escalabilidade e o futuro do cooperativismo. Entre os palestrantes:

• César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, abre a programação no dia 14 com a palestra “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”, que evidencia a combinação entre tecnologia e relacionamento próximo.

• Keyla Copes (Fundação Sicredi) e Suellen Lins (educadora e especialista em juventude) apresentam a palestra “Empoderando futuras lideranças cooperativas”, abordando programas como A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Comitê Jovem e Educação Financeira.

Em 2025, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou oficialmente o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo o papel transformador das cooperativas na construção de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a iniciativa destaca a importância do modelo cooperativista como agente de desenvolvimento econômico e social, valorizando a participação democrática, a solidariedade e o compromisso com as comunidades.

A importante presença do Sicredi no evento reforça seu papel como referência internacional em cooperativismo de crédito, alinhado às diretrizes globais da ONU e do WOCCU. Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e Diretor do Woccu, único representante brasileiro no conselho, reforça: “A participação do Sicredi no WCUC 2025 reforça nosso compromisso com a consolidação do cooperativismo como um modelo viável e sustentável de desenvolvimento econômico e social. A conferência será também uma oportunidade valiosa para ampliar conexões internacionais e trocar experiências com outras cooperativas de crédito ao redor do mundo.”