Grande Curitiba

Governo do Paraná vai enviar helicóptero para buscar corpo de criança de Curitiba que morreu em cânion do RS

Outra aeronave do governo do estado também deve buscar familiares da vítima. Menina de 11 anos estava acompanhada dos pais, que visitavam o Cânion Fortaleza, em Cambará. Eles são de Curitiba
11 de julho de 2025 às 08:15
(Foto: Divulgação/ CRBM)

O Governo do Paraná vai enviar um helicóptero para trazer a Curitiba o corpo da criança paranaense Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, que morreu após cair do mirante do cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do RS. Outra aeronave do governo do estado trará a família à capital.

A informação foi confirmada pelo Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Antônio Hiller Lino, em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.

Bianca e a família são de Curitiba e estavam visitando o mirante do ponto turístico quando o acidente aconteceu. A menina foi encontrada sem vida na quinta-feira (10), 10 horas após a queda.

“O governo do estado estará enviando duas aeronaves para o RS para o transporte do corpo da criança e para o transporte da família aqui pra Curitiba. Uma aeronave trará o corpo e outra trará a família e o carro da família também está no RS. Dois dos bombeiros trarão o carro da família dirigindo ai pela estrada. Vamos dar todo o apoio necessário nesse momento tão difícil que assolou essa família paranaense”, disse.

A menina teria Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com os bombeiros. Quando eles se deslocavam para sentar em um banco, ela teria saído correndo. O pai tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No ponto, não há nenhuma cerca de proteção.

Equipes dos bombeiros do Rio Grande do Sul e Paraná foram mobilizadas para o resgate. Com auxílio de um drone, a vítima foi localizada inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. Devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, e as equipes trabalharam até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.

O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. A administração do parque informou que “segue cooperando com as investigações sobre o caso” e que manterá fechado o local nesta sexta-feira (11).

A Polícia Civil instaurou inquérito e vai apurar as circunstâncias da morte da criança.

Como é o local

O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23 quilômetros do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. Ele recebe visitantes que buscam caminhadas, paisagens e contato com os ecossistemas da região.

Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.

O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22.

Em nota, a concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pelos serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, lamentou a tragédia.

“A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso. Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11)”, diz a nota.

Fonte: g1