Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais chega à marca de mil mudas de árvores plantadas em 2025

Com planejamento e ações integradas com comunidades, equipes da Secretaria de Meio Ambiente já superaram quantidade plantada em 2024
12 de agosto de 2025 às 18:29
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – De janeiro até esta terça-feira, 12 de agosto, Pinhais já ganhou 1.040 árvores. O plantio, conduzido pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), priorizou ruas revitalizadas e parques do município. O número supera a marca atingida em 2024, com 992 mudas.

Segundo Juliana Zanetti Ribeiro, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Conservação Ambiental, o plantio segue um planejamento elaborado e discutido pela equipe técnica do departamento, de acordo com o Plano de Arborização de Pinhais. Para 2025, foram estabelecidas metas de arborização urbana de 15 ruas já revitalizadas, incluindo as previstas no programa Avança Pinhais.

Entre as ruas com paisagismo renovado, inseridas no Projeto Reflorescer, estão Selvino Gomes, Céu Azul, Jacarezinho, João Mendes Batista, Augusto Trevisan, Crescêncio Batista, Alto Paraná, Aluísio de Azevedo, Jacob Macanhan (lado direito), Jerônimo Busato Filho; Avenida Maringá e Rodovia João Leopoldo Jacomel.

Além da arborização urbana, realizada em ruas revitalizadas pela equipe própria ou empresas terceirizadas da Secretaria de Obras Públicas, o Departamento de Educação Ambiental e Conservação Ambiental também é responsável pela implantação e manutenção de mais áreas verdes no município, nos parques, praças, prédios públicos e em escolas e CMEIs.

Além do plantio também são realizadas as atividades de replantio, rega, transplantio, adubação de manutenção e crescimento, combate a formigas, poda de condução e manutenção e o tutoramento de mudas. Vale ressaltar que a adubação tem sido realizada com o biofertilizante produzido a partir do resíduo orgânico do Projeto Secretaria 100% Reciclável.

Apoio da comunidade

Algumas ações de plantio são realizadas com o acompanhamento da comunidade. No início de agosto, moradores da Vila União, no bairro Emiliano Perneta, colaboraram com o estabelecimento de mudas em uma faixa do Parque Linear Atuba. “Esse é um dos parques lineares mais bonitos da cidade, graças à participação da comunidade. Cuidando, tirando lixo e plantando árvores também”, parabenizou Juliana durante a ação.

“Quando a comunidade participa tem um olhar diferenciado. E a partir do momento que a comunidade planta, toda aquela área melhora. Vai refletir na nossa casa, no bairro”, observou a presidente da Associação de Moradores Nova União, Marlene Caetano da Silva. Entre os presentes estava Amanda Cristina Ramos. “Quero ajudar o bairro e dar exemplo a outras pessoas. Em casa falei para minha filha que vou deixar a árvore de legado”, disse.

Na ocasião foram plantadas duas árvores quaresmeiras, para paisagismo, e várias mudas de frutíferas: ponkan, tangerina, pitanga, araçá (vermelho e amarelo), limão, laranja, pêssego, abacate e ingá. Paula Brime, servidora no Departamento de Educação Ambiental, explicou aos moradores como se dá a escolha das plantas. “O parque é um ambiente adequado para criar bosque. Nas ruas não é indicado plantar frutíferas, pois os frutos caem na calçada e podem atrapalhar o caminho, causar acidentes e quedas”, explicou.

O plantio também é feito de forma escalonada, porque exige preparo e acompanhamento para garantir a sobrevivência das plantas. Dependendo do local, as equipes da Semma precisam levar broca para retirar sedimentos, que devem ser descartados em local correto. Depois é colocada terra preta e adubo de compostagem. Após a colocação da muda, ela ganha sustentação de um tutor (estaca de madeira) e passa a ser acompanhada pelos técnicos da Semma.

No caso de árvores de médio porte, as equipes da Semma usam escavadeira para garantir profundidade suficiente para a planta. Uma ação desse tipo foi realizada no dia 7 de agosto na Avenida Maringá.

Serviço

Mais informações sobre recuperação ambiental e plantio de mudas:

Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental

Rua Cairo, 76, Bairro Pineville

Telefone: (41) 99281-0150