Grande Curitiba

Plantio de árvores no São Lourenço marca Dia da Terra em Curitiba

22 de abril de 2021 às 16:31
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Dia da Terra foi comemorado nesta quinta-feira (22/4) com o plantio simbólico de 250 mudas de árvores nativas – ipês e quaresmeiras – no Parque São Lourenço, na área do Jardim das Esculturas de João Turin. Quem fez o plantio foi o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, representando o prefeito Rafael Greca, acompanhado da sua família e da secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

As novas mudas somam-se às mais de 1,3 mil já plantadas no São Lourenço durante a sua revitalização, em andamento pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. São espécies como araucárias, congonhas, guabijus, quaresmeiras granulosas e ipês amarelos e roxos, que atuam na restauração do ecossitema, conforme destaca a secretária Marilza.

“Isso é especialmente importante agora, quando líderes mundiais estão discutindo soluções contra as mudanças climáticas, na Cúpula do Clima”, lembra a secretária do Meio Ambiente, sobre o evento que reúne representantes de mais de 40 países. Em Curitiba, destaca, são diversas ações em andamento.

O trabalho na cidade é feito para conter as altas temperaturas e as suas consequências, como as enchentes e as secas prolongadas. O objetivo é tornar a cidade neutra em carbono, adaptada às mudanças climáticas e resiliente até 2050, alinhando-a às metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.

A principal delas, do Acordo de Paris, é de conter o aumento da temperatura média global no limite dos 2°C, com esforços para que o aquecimento estabilize-se em torno de 1,5°C.

Novo São Lourenço

As 250 novas árvores ficam na área do Jardim das Esculturas, que já pode ser visitado pela população, desde que observadas as medidas preventivas contra a disseminação da covid-19. A área da galeria do Memorial Paranista tem a previsão de abertura ainda neste primeiro semestre, condicionada pela melhoria dos índices da pandemia na cidade.

Presenças

Acompanharam o plantio o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; os diretores de Parques e Praças, Giovando Romanine, e de Produção Vegetal, José Roberto Roloff; e os arquitetos responsáveis pelo projeto do Memorial Paranista, Fernando Canalli e Guilherme Klock.