Prefeitura fornece 22 mil kits alimentação a estudantes

COM ASSESSORIAS – Famílias de crianças e estudantes da rede municipal de ensino das regionais Portão e Bairro Novo estão retirando os kits de alimentação escolar e pedagógicos, nesta terça-feira (4/5). A Prefeitura de Curitiba entrega os kits desde o início da pandemia da covid-19, em 2020, para garantir a alimentação escolar durante o período de ensino remoto.
As entregas às famílias são feitas diretamente nas unidades onde o estudante está matriculado. Já a entrega dos kits pedagógicos é realizada quinzenalmente, quando as famílias levam as atividades já feitas pelos estudantes e retiram as novas.
São 14.051 para as escolas da Regional Bairro Novo (Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho) e 8.415 para as unidades de ensino da Regional Portão (Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.
Todas as famílias com crianças e estudantes matriculados em unidades da rede municipal de ensino têm direito a esse fornecimento, que traz arroz, feijão, óleo, farinha de trigo, fubá, leite e hortifrútis. Os itens perecíveis incluem produtos da agricultura familiar, como frutas e legumes.
Na Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark, no bairro Seminário, foram disponibilizados kits para 102. A escola ministra ensino especial para estudantes de 6 a 25 anos.
Saudades da escola e do ônibus
Alcilene Chiquetto, mãe do garoto Luigi Chiquetto, 10 anos, esteve no início da tarde para retirar o kits de alimentação e pedagógico. Luigi tem autismo e segundo a mãe está com muita saudades da escola.
“Ele sente falta do convívio dos colegas e dos professores e também de sair de casa. Ele ama andar no ônibus escolar”, disse a mãe.
Alcilene é professora da rede municipal de ensino e além de acompanhar as atividades do menino desenvolvidas pela escola, diz que elabora outras para ele fazer.
“Com todos os cuidados estamos levando nas terapias também para continuar o desenvolvimento”, relatou.
“Come de tudo”
Outro que não vê a hora de a pandemia do coronavírus ir embora é o Lucas Roberto, 20 anos. A irmã Greici Kelli Gonçalves Faria, que mora no Campo Comprido, disse que ele pergunta todos os dias se já pode voltar para escola.
“Ele está cansado de ficar em casa e quer saber quando poderá ver os colegas e os professores”, disse.
Greici diz que ele prestigia bastante as receitas que são elaboradas com o kit alimentação.
“Ele gosta muito de arroz e feijão, mas come de tudo, principalmente frutas”, contou.
O horário de retirada vai das 10h às 17h, para evitar aglomerações nas unidades, que estão equipadas com totens e frascos de álcool 70% e tapetes sanitizantes. O uso de máscara é obrigatório e a temperatura é aferida na entrada.
Ensino remoto
As aulas da rede pública municipal seguem no formato exclusivamente remoto por tempo indeterminado, na TV Escola Curitiba. A retomada das aulas presenciais depende das avaliações das autoridades de saúde.
Os conteúdos, elaborados pelas equipes dos departamentos da Secretaria Municipal da Educação desde 2020, abrangem propostas da pré-escola e videoaulas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos Fase I (matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família e programa Linhas do Conhecimento).
Este ano também foram incluídas videoaulas exclusivas para o público do 6º ao 9º ano, que segue também com a Aula Paraná, do Governo do Estado.
Para acessar a TV Escola Curitiba, basta ligar a TV no canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, 4.2 da Rede Massa, 16.4 da TV Evangelizar, ou assistir diretamente pelo computador, tablet ou celular, no canal do Youtube.
Entregas dos kits nesta semana
Segunda-feira: Santa Felicidade e Boa Vista
Terça-feira: Bairro Novo e Portão
Quarta: CIC e Matriz
Quinta: Tatuquara e Pinheirinho
Sexta: Boqueirão e Cajuru