Grande Curitiba

Equipes fiscalizam cumprimento de medidas mais restritivas contra a covid-19

14 de maio de 2021 às 16:22
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste fim de semana, as equipes da força-tarefa da Prefeitura que atua na fiscalização das ações anti-covid-19, vão percorrer os bairros para averiguar a adequação de empresários, comerciantes e cidadãos ao Decreto 860/2021, que estabelece medidas mais restritivas de combate à pandemia da covid-19. Entre elas, o aumento de mais uma hora no toque de recolher, passando a ser das 22h às 5h (antes era das 23h às 5h).

Curitiba continua sob bandeira laranja (risco médio de contaminação pelo coronavírus), porém, nas vistorias realizadas de segunda-feira (10/5) até a madrugada de quinta-feira (13), as equipes constataram inúmeras irregularidades graves, que comprometem a saúde pública da população.

Foram autuados por descumprirem a medida de suspensão de atividade bares nos bairros Pinheirinho, Uberaba, Cajuru, Batel, São Francisco, Boa Vista, Santa Cândida e Novo Mundo. Também foram encontradas irregularidades em um comércio de bebidas varejista e tabacaria no Orleans, que praticava a atividade de bar, tabacarias no Novo Mundo e no Sítio Cercado, em funcionamento após o horário permitido, e casas noturnas no Guaíra e no Jardim Social.

Festas clandestinas

No último fim de semana, os agentes de fiscalização acabaram com aglomerações em festas clandestinas e em bares. Dezesseis espaços, a maioria bares, foram interditados e 17 multas aplicadas.

No sábado (8), duas festas clandestinas foram encerradas pela fiscalização, ambas no bairro Hauer. Os responsáveis foram multados em R$ 100 mil cada.

Coibir situações de aglomeração, a falta do uso da máscara e de distanciamento social e garantir a disponibilização do álcool em gel, além da suspensão das atividades com alto risco de contágio, como bares e casas de eventos, é fundamental para o enfrentamento da covid-19.

Os cuidados precisam ser colocados em prática para garantir o funcionamento da cidade, em especial neste momento em que há aumento do número de novos casos da doença, casos ativos, taxa de transmissão e ocupação de leitos, segundo aponta o Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde.

Multas

Desde 5 de janeiro, quando entrou em vigor a Lei 15.799/2021, que responsabiliza e pune quem descumpre as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia de covid-19, até a madrugada de quinta-feira (13/5), a força-tarefa da Prefeitura lavrou 1.033 autos de infração em 2.550 fiscalizações realizadas com a participação dos fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo (nas Aifus e ações com a Guarda Municipal). Somados os autos ultrapassam R$ 10,5 milhões em multas.