Grande Curitiba

Credencial do ônibus Acesso passa a ser impressa em cartões mais resistentes

9 de agosto de 2021 às 16:18
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As pessoas com deficiência que usam o Transporte Acesso, da Prefeitura de Curitiba, vão passar a ter uma nova credencial. A partir do início do mês de agosto, as novas carteirinhas passaram a ser impressas em plástico PVC (policloreto de vinila). A mudança foi possível graças à nova impressora da Central Única de Agendamento do Transporte Acesso, que fica no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei.

O equipamento leva em média 40 segundos para imprimir uma credencial. Antes, as carteirinhas eram impressas em papel, recortadas e plastificadas. No primeiro dia de funcionamento, cinco carteirinhas, de novos usuários cadastrados, foram impressas.

A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, explica que essa é mais uma melhoria para os usuários do Transporte Acesso, que já contam com a roteirização inteligente do trajeto dos micro-ônibus e um portal para agendamento on-line.

“A nova impressora e as outras melhorias foram possíveis com os recursos que recebemos com a premiação da Bloomberg Philantropies, em 2018”, lembrou Denise. O programa Transporte Acesso recebeu US$ 50 mil no projeto Transporte Orientado para Inclusão (TOI).

A impressora para cartões em PVC chegou no mês de maio deste ano na Central Única de Agendamento do Transporte Acesso. “Vai aumentar a durabilidade da credencial, além de ser mais prático para os usuários guardarem a carteirinha. Também será mais rápido e fácil para fazer as credenciais. Antes era preciso imprimir em papel e recortar”, explicou Denise.

As carteirinhas antigas também serão atualizadas. As credenciais dos usuários são renovadas a cada dois anos. Na carteirinha tem o nome do usuário, se ele necessita de acompanhante, número do cadastro no Transporte Acesso, nome do responsável pelo usuário, telefones de contato e validade da credencial.

Todos que usam o Transporte Acesso precisam apresentar essa credencial antes de entrarem nos micro-ônibus.

Os primeiros usuários do Transporte Acesso a receberem as novas credenciais foram Júlio Gazzolla de Oliveira, de 75 anos, e Quest Godoi Silvestre, 39. Os dois são moradores do bairro Sítio Cercado e usam cadeiras de rodas.

“Eu uso o Transporte Acesso desde 2016. O serviço é bom, o motorista liga antes avisando que está chegando. Eu não ia conseguir fazer nada sem o Transporte Acesso, moro a 20 quilômetros do Centro”, disse Júlio Oliveira. Ele usa o micro-ônibus do Acesso para fazer fisioterapia e consultas médicas.

Quest Godoi Silvestre sai da porta de casa três vezes por semana com o Transporte Acesso para sessões de fisioterapia.

“O serviço é espetacular, não faz paradas pelo caminho. Facilita bastante nossa vida”, afirmou Quest Godoi.

Silvestre gostou de receber a nova credencial. “Agora vai ser mais fácil de conservar e guardar. Ficou mais bonita também”, disse.

Serviço

O Transporte Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e acessórios necessários para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com alto grau de complexidade, com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo e com residência em Curitiba.

A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais. O transporte faz o trajeto de ida e volta da residência a serviços de saúde, como consultas, exames, reabilitação e serviços socioassistenciais não continuados.

Inovações

A Prefeitura de Curitiba implantou o Transporte Acesso em 2012. Em 2019, foi criada uma Central Única de Agendamento no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para garantir uma gestão mais efetiva do transporte – que antes era segmentado nas Administrações Regionais.

Também em 2019, foi desenvolvida uma plataforma de roteirização inteligente para melhorar o sistema de rotas dos micro-ônibus, com treinamento da equipe e ajustes à realidade dos usuários.

Em 2020, foi lançado o agendamento on-line, dando possibilidade de os usuários fazerem os agendamentos, também, direto pela plataforma na internet, com disponibilização de orientações e vídeo informativo com passo-a-passo. O vídeo é enviado diretamente para os WhatsApp dos usuários.

Com as melhorias implantadas, houve um aumento de 30% no número de atendimentos feitos.

Atualmente, o Transporte Acesso tem 1.070 usuários ativos. Durante a pandemia houve uma redução do número de atendimentos. Agora no mês de agosto de 2021 são feitos em média entre 40 a 60 atendimentos diários.

No ano de 2019, antes do período de pandemia da covid-19, com implantação do sistema roteirizado, o número médio foi de 99 atendimentos diários. A média diária de atendimentos era de 63 usuários em 2017.

Prêmio internacional

Com um aporte de US$ 50 mil da Bloomberg Philantropies, o Transporte Acesso equipou sua sala de atendimento com TV, mesas, cadeiras, equipamentos de informática e impressora de cartão, 12 smartphones para motoristas e atendentes, além de uniformes para que a equipe possa atender da melhor maneira possível os usuários. Foi adquirido também um carro, que dá suporte ao atendimento dos micro-ônibus.