Dia da Árvore é comemorado com novas espécies para serem plantadas

COM ASSESSORIAS – Moradora há 36 nos do Jardim Itália, em Santa Felicidade, a esteticista Katia Doerr Stella buscou uma forma atuante para comemorar o Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira, 21 de Setembro. Ela foi uma das centenas de moradoras da região que esteve na Rua da Cidadania Santa Felicidade para buscar mudas de espécies nativas e frutífera, produzidas no Horto Municipal da Barreirinha.
A entrega de mudas neste dia aconteceu nas dez regionais da cidade para incentivar a participação no Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e colaborar para deixar a cidade mais verde.
Cada regional teve 500 mudas de ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras à disposição para a distribuição. Para receber uma delas bastava a pessoa preencher um um cadastro simples, com o local e as características do plantio. As informações são importantes para que a pessoa pudesse receber a muda mais adequada.
Para estimular a participação dos moradores dos bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, parte norte do Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre a agirem como semeadores e protetores do meio ambiente, a administração Regional de Santa Felicidade preparou um painel com bexigas e mensagens alusivas ao dia.
“Nossos 12 bairros são muito arborizados e temos uma grande área verde, mas com a participação dos moradores, que sempre correspondem bem às iniciativas de plantio de árvores, pode ficar ainda maior e com todos os benefícios que as árvores oferecem como melhor qualidade do ar, equilíbrio a temperatura e diversidade da fauna”, diz a administradora regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.
Katia Doerr Stella retirou mudas de gabiroba, araçá, guabijú e uvaia que serão distribuídas nos jardins da casa dela e da filha.
“Se cada morador se dedicasse ao plantio de uma árvore teríamos muto mais borboletas e pássaros colorindo nossas passagens, entre tantos outros benefícios. Tenho visto com pesar o aumento das calçadas, precisamos de áreas verdes e árvores frutíferas para alimentar as abelhas que são nossas polinizadoras de alimentos”, diz Katia.
Crianças atendias nos Centros Municipais da Educação Infantil (Cmeis) São Braz, Butituvinha, e Giovana Serenato Panichi estiveram acompanhadas de suas famílias e profissionais das unidades escolares para buscar mudas que serão plantadas nos Cmeis. Fernando Maurício, presidente da Associação de Moradores do Vista Alegre retirou mudas que deverão ser plantadas no Colégio Estadual Ângelo Trevisan.
Mudas descentralizadas
Esse é o quarto mês que o Horto da Barreirinha descentraliza a entrega para a população. De acordo com o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, é uma forma de facilitar o acesso das pessoas as mudas e incentivar a participação no Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba.
“Estamos muito felizes com a resposta dos curitibanos, que esgotam o estoque de mudas assim que elas chegam”, avalia. Mesmo sem plantios comunitários em função da pandemia do novo coronavírus, a cidade já contabiliza mais de 150 mil mudas plantadas e tem a previsão de chegar a 200 mil neste segundo ano de desafio.
No momento da retirada das mudas as pessoas recebem também orientações de como plantar árvore. Basta fazer um berço com as dimensões de 50 cm X 50 cm X 50 cm, depositar a muda e ficar atento a irrigação periódica. Em áreas privadas não há restrição de plantio, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde -, é preciso seguir algumas regras, porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração.
Adote uma Árvore
A distribuição de mudas pelo Horto da Barreirinha acontece constantemente. Fora os eventos descentralizados para retiradas das espécies os curitibanos podem participar do projeto Adote uma Árvore, que incentiva as pessoas a arborizarem as ruas e espaços públicos de Curitiba, a partir de mudas que podem ser retiradas gratuitamente no Horto Municipal da Barreirinha.
Qualquer cidadão pode participar, basta entrar em contato com a Central 156, informar seu nome, endereço e registrar sua vontade de participar do programa de plantio. Após um estudo de viabilidade (a entrega só ocorre mediante análise de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que sugerem as espécies mais adequadas para o local onde a pessoa deseja fazer o plantio) as mudas ficam à disposição para a retirada no horto. Isso é necessário para evitar problemas futuros, como o aparecimento de galhos que interferem na rede elétrica ou que crescem em direção à rua. O projeto é desenvolvido desde 2017.