Grande Curitiba

Estudante do Bairro Novo ganha medalha de bronze em mostra internacional

22 de setembro de 2021 às 11:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O estudante Yhan Ângelo Calazas Dalmolin, 8 anos, da Escola Municipal Rejane Sachette (Regional Bairro Novo), ganhou uma medalha de bronze pelo desenho “Bondinho da Leitura”, na Exposição Internacional de Alunos do Ensino Fundamental e Médio em Suwon (Coreia do Sul), hospedada pelo Suwon International Exchange. É uma mostra de arte que envolve estudantes da Coreia, China, Japão, México, Brasil, Camboja, Vietnã, Indonésia, Alemanha, Romênia, Marrocos e Rússia.

O tema é a história da “Minha Cidade”, com a participação 16 cidades em 13 países que mantêm relações amistosas com Suwon, capital da província de Gyeonggi. Suwon é cidade-irmã de Curitiba (ato oficializado pela Lei Municipal 13.155/2009).

Yhan enviou o desenhou “Bondinho da Leitura”, na categoria Ensino Fundamental.

“Minha mãe me levava lá na Rua das Flores antes da pandemia, eu adorava ir lá ler livros de história, cheios de imaginação e fantasia”, contou o menino.

Ao todo, Curitiba enviou 36 trabalhos, de estudantes do Ensino Fundamental de escolas de todas as dez regionais da cidade. A mostra internacional reúne 1.164 obras de arte.

Os trabalhos de estudantes da rede poderiam ser apresentados como desenho e/ou pintura e para o desenvolvimento do trabalho artístico os estudantes e os professores poderiam usar como ponto de partida as videoaulas de Arte, Práticas Artísticas e Linhas do Conhecimento, exibidas na TV Escola Curitiba.

Foram indicadas as seguintes temáticas: a cidade que habito – com foco na arquitetura, a cidade onde eu me divirto, a cidade que me ensina, cidade em cores, um sonho a ser realizado e como vejo minha cidade?

Diplomacia

Em agosto, o cônsul-geral da Coreia do Sul, Insang Hwang, visitou Curitiba. No dia 25 de agosto ele foi recebido pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo assessor-chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Em visita de cortesia, o cônsul-geral e os representantes da Prefeitura de Curitiba abordaram temas de interesse comum.

Hwang é responsável pelo consulado-geral daquele país na América Latina, com jurisdição sob sete estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Acesse a mostra.

Veja os trabalhos de Curitiba.