Grande Curitiba

Saúde oferece acompanhamento de pós covid de forma descentralizada

Diversos serviços da rede de atenção do município estão a disposição da população
14 de outubro de 2021 às 17:38
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 5% das pessoas que têm covid-19 desenvolvem o quadro grave da doença. Parte destes pacientes fica com alguma sequela da doença após a recuperação. Em Araucária, desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) oferece o serviço de reabilitação e acompanhamento de pessoas com a síndrome pós covid.

Esse tratamento é realizado de forma descentralizada, ou seja, não existe um centro específico para este tipo de reabilitação. “Nós adaptamos todos os nossos serviços da rede para atender essa demanda, desde a atenção básica até o serviço especializado, sem a necessidade de existir um único local que centralizasse esses atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Adilson Suguiura.

Pessoas que tenham qualquer tipo de sequela como, por exemplo: dificuldade de engolir, fraqueza muscular, problemas respiratórios, cardíacos, dermatológicos, renais, entre outros, devem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do município, tanto da área urbana, quanto rural para solicitar atendimento.

Inicialmente será realizada a triagem, a consulta médica e, posteriormente, o paciente será encaminhado aos serviços especializados, de acordo com a necessidade clínica de cada caso.

Prioridade

Os pacientes com síndrome pós covid que buscarem atendimento nas UBS´s terão prioridade no atendimento, de acordo com o grau da sequela. Portanto, é importante que as pessoas informem na recepção que tiveram a doença e que estão buscando atendimento de reabilitação.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde e também no telefone do Disk Corona 0800.6425250. A ligação é gratuita e pode ser realizada todos os dias da semana das 07h às 19h.