Kits de Robótica: rede estadual de ensino de São José dos Pinhais recebe novos equipamentos

COM ASSESSORIAS – Um evento realizado pelo Governo do Paraná, no Colégio Estadual Elza Scherner Moro, localizado no bairro Rio Pequeno – em São José dos Pinhais – entregou na última quinta-feira (4), kits de robótica para os Colégios Estaduais Anita Canet, Costa Viana, Eunice Borges da Rocha, Lindaura R. Lucas, São Cristóvão, Shirley C. T. Machado (escolas do Estado que atendem o município).
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o vice-prefeito Professor Assis, estiveram na entrega dos novos equipamentos, que contou com representantes do Governo do Paraná, entre eles, o Chefe da Casa Civil – Guto Silva, e o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
Também participaram do evento o secretário Municipal de Governo, Thiago Bührer, o chefe de gabinete e secretário de Comunicação, Andrei Gondro, demais Secretários de São José dos Pinhais, vereadores municipais, servidores públicos, e alunos da comunidade escolar. O deputado estadual Francisco Bührer também esteve presente.
Além de São José dos Pinhais, os kits do Governo do Paraná beneficiam outros nove (9) municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O Programa Robótica Paraná, do Governo do Estado, tem o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e a elaboração de novos projetos. Cada kit é composto por:
- 1 (um) notebook para programação do robô;
- 1 (um) material pedagógico com 120 aulas de robótica
- 1 (um) vídeo e apostila;
- Mais de 448 peças e componentes que possibilitem atividades que promovam o uso de diferentes linguagens (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por meio da utilização de softwares livres.
Cartão Futuro
Sancionado pela Lei nº 20.670/21, que ampliou para 21 (vinte e um) anos a idade máxima de jovens que podem participar do programa, o Cartão Futuro incentiva a manutenção de empregos e a contratação de jovens aprendizes por empresas paranaenses desde 2019.
Executado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, o programa prioriza atender jovens em situação de vulnerabilidade social com foco nas regiões com maior abandono escolar.
O auxílio financeiro pago pelo Governo do Estado, por meio do Cartão Futuro, é de R$ 300,00 e pode chegar a R$ 450,00 aos jovens com deficiência, egressos de unidades prisionais, do Sistema de Atendimento Socioeducativo ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas. Este subsídio é mensal e pode durar até dois anos.