Música da Família Folhas é entoada por crianças do bairro Novo Mundo
COM ASSESSORIAS – “Lixo que não é lixo, não vai pro lixo! Se-pa-re!”. Os personagens da Família Folhas mal tinham entrado na Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz, no bairro Novo Mundo, quando os estudantes começaram a entoar, uníssonos, a música da campanha.
“Eu já conheço todos eles”, contou o estudante Guilherme de Paula, do 5º ano do Ensino Fundamental. “Eles ensinam que a gente tem que separar o lixo”, completou Gustavo Henrique dos Santos de Jesus Aragão.
Para a professora de Ciências Bárbara Brandão, esta terça-feira (3/5) teve clima de viagem no tempo. Ela lembra que separar vidros, latas, papeis e plásticos tem trilha sonora própria em Curitiba desde 1990, quando a campanha da Família Folhas foi lançada para incentivar a destinação correta de resíduos.
“Quando eu era criança lembro muito dessa turminha de folhas. E mesmo as crianças que estão conhecendo agora têm um estímulo maior para assimilar as lições, é muito empolgante”, disse Bárbara.
Os personagens da campanha original – Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo – estão mais velhos. E a família cresceu: Fofis se tornou mãe solo de um menino e de uma adolescente PcD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo virou o “pai” do pet Folha Folheco, um cãozinho adotado.
A campanha que envolve os programas de sustentabilidade tem a missão de recuperar o orgulho e ampliar a participação dos cidadãos em relação ao tema, incentivando a separar mais e melhor o que for efetivamente reciclável.
Para colaborar com o envolvimento das crianças e estudantes na missão, a turminha vai visitar todas as escolas municipais nos próximos meses.