Projeto de educação alimentar e nutricional ajuda alunos a explorar o paladar

COM ASSESSORIAS – Estudantes dos terceiros anos da Escola Municipal Luiz Júlio aprenderam um pouco mais sobre o paladar, sentido que nos permite explorar o sabor, textura e temperatura dos alimentos e bebidas que consumimos. A atividade aconteceu no dia 11 de maio e faz parte das ações de Educação Alimentar e Nutricional que são planejadas pela Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, e foi realizada pelas nutricionistas Heloyse Nickel e Vitória Dengo, em parceria com a estagiária Ana Paula Riffert da Universidade Federal do Paraná.
O aprendizado em sala de aula teve gancho nos cinco sentidos humanos, mas foi especificamente sobre o paladar, com explicação sobre as características e funções da língua e em quais partes dela sentimos cada um dos cinco sabores encontrados nos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo e umami).
Para exercitar os conhecimentos compartilhados, os escolares foram convidados a provar diferentes alimentos, utilizando vendas, e analisar em que parte da língua cada sabor foi sentido, para então tentar identificar qual o sabor do alimento em questão. Participaram da atividade, também, a professora das turmas, a diretora e a merendeira da escola. Para finalizar, foram entregues atividades para colorir, recortar e colar alimentos nas partes da língua em que os sabores são sentidos, um exercício com o objetivo de exercitar e fixar os conhecimentos adquiridos.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes. Para isso, uma das estratégias é a oferta de refeições que supram as necessidades nutricionais durante o período . Além disso, ações de educação alimentar e nutricional fazem parte, tendo em vista que a escola é um local estratégico para a criação e consolidação de hábitos alimentares saudáveis e não apenas dos escolares, mas também de toda a comunidade que os cerca.
Sendo assim, de acordo com a legislação vigente e as diretrizes do PNAE, a Divisão de Alimentação Escolar, articulada com a direção e coordenação pedagógica das escolas, identifica demandas, planeja e realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas do município.