Grande Curitiba

Representantes do Governo de Minas Gerais conhecem trabalho da FAS

7 de outubro de 2022 às 15:13
(Foto: Sandra Lima)

COM ASSESSORIAS – Representantes do governo estadual de Minas Gerais visitaram a Fundação de Ação Social (FAS), nesta sexta-feira (7/10), para conhecer a política da assistência social e os serviços desenvolvidos por Curitiba para atendimento a pessoas em situação de rua.

O subsecretário de Direitos Humanos do Estado, Duílio Campos, e a coordenadora estadual de Políticas para População em Situação de Rua, Luiza Mara da Silva Lima, se reuniram com dirigentes da fundação que apresentaram o modelo descentralizado da administração municipal e os principais programas nas áreas de assistência social e do trabalho e emprego.

O assessor de gabinete, Anderson Cristian Walter, destacou que a FAS possui serviços importantes, desenvolvidos ao longo dos quase 30 anos de existência da instituição, e que o desafio neste momento é atender a demanda crescente de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, desde o início da pandemia.

Referência

“Para ofertar serviços e atender a essa demanda, buscamos potencializar as parcerias com o Terceiro Setor, e agora também com as empresas”, explicou. De acordo com Walter, atualmente, 70% dos serviços ofertados por Curitiba são custeados com recursos municipais e 30% são cofinanciados pelos governos estadual e federal.

Além das experiências de Curitiba, Duílio Campos e Luiza Mara se reuniram nesta quinta-feira (6/10) com representantes do Governo do Estado. “Não podíamos deixar de conhecer a FAS, sua estrutura e serviços. Acredito que as boas práticas devem ser compartilhadas e queremos aprender com quem já faz”, disse Campos.

De acordo com o subsecretário, a visita ao Paraná tem o objetivo de buscar experiências, porque Minas Gerais precisa avançar em algumas áreas. Lá, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos engloba sete políticas públicas, entre elas a de assistência social e do trabalho.

Entre os serviços e programas destacados durante a reunião estiveram o Liceu de Ofícios, o Fab Lab, o Disque Solidariedade, a Casa da Acolhida e do Regresso (CAR), além do trabalho de abordagem social e acolhimento da população em situação de rua.

Participaram também da reunião a assessora de Gestão Intersetorial, Roberta Cristina Pivatto Borges, a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Kelly Puchetti Ferreira, e a coordenadora Geane Bogo de Freitas dos Santos.