Grande Curitiba

Campo Largo inicia hoje cadastro online para vacinar contra a COVID os bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Pais e responsáveis precisam preencher um formulário digital da Secretaria Municipal de Saúde que será somente para esta faixa etária. É rápido e simples, então fique atento para garantir a imunização dos pequenos
18 de novembro de 2022 às 15:48
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A partir desta sexta-feira (18) a Prefeitura de Campo Largo, por meio do departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, inicia um cadastramento online de bebês de 6 meses de idade até crianças com 2 anos completos, que apresentem algum tipo de comorbidade. A intenção é ampliar a vacinação contra Covid-19 para essa faixa etária, seguindo determinação do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

Sendo assim, a convocação do novo grupo será controlada pelo número de inscritos no formulário digital. “A partir desse número de crianças cadastradas pelos pais, nossa equipe vai fazer a avaliação e o contato com cada um, para agendamento da data da vacinação. Temos duas possibilidades, ou destacar uma equipe volante para aplicar as doses, ou marcar as aplicações nas Unidades Básicas de Saúde de referência dos cadastrados. A dinâmica será diferente devido ao quantitativo reduzido de doses recebidas, mas é bastante simples e deve contemplar o público esperado. Contamos com o apoio dos pais”, explica Viviane Janz Moretti, diretora de Vigilância em Saúde do município.

Acesse o formulário e cadastre seu filho(a) aqui: https://forms.gle/ZKjgv7Ndc4PH1Biw6

Os bebês com comorbidades acompanhados pelo SUS têm sua condição registrada no prontuário da Secretaria Municipal de Saúde e, para a vacinação, precisarão apresentar apenas os documentos pessoais da criança e dos responsáveis. Já os bebês com comorbidades atendidos na rede privada devem apresentar também documento comprobatório da sua condição para se vacinarem.

No dia de agendamento da vacinação, além da certidão de nascimento do bebê, será necessário apresentar o CPF da criança, e documento pessoal com foto do familiar ou responsável legal que está acompanhando a criança. Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura para novas informações.

Importante – O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 4 semanas após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 8 semanas após a 2ª.

A vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária – Pfizer – é destinada para crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.

As crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos 30 dias após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de presença de sintomas gripais ou febre, o indicado é que aguardem a completa recuperação.

Vacinação simultânea – Além da dose do imunizante contra a Covid-19, as UBS de Campo Largo ainda oferecem a vacina contra a gripe (vírus influenza) para pessoas com 6 meses de vida ou mais. Também estão disponíveis as outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização que estejam em atraso.