Copa do Mundo e Covid-19: como se cuidar durante as comemorações?
COM ASSESSORIAS – A Copa do Mundo de futebol é um momento de torcida e reuniões com amigos e familiares para assistir às partidas são comuns durante o campeonato. A edição de 2022 é a primeira desde o início da pandemia e, por isso, requer cuidados especiais, principalmente agora, quando casos de Covid-19 provocados pela BQ.1, nova subvariante da Ômicron, voltam a aumentar. Segundo levantamento mais recente da Dasa — maior rede de saúde integrada do Brasil – a Região Sul do país registrou um aumento de 12% nos casos positivos de Covid-19 na última semana (7 a 15 de novembro), passando de um índice de positividade de 23,73%, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, para 35,43%.
De acordo com a Dra. Myrna Campagnoli, diretora médica do Frischmann Aisengart, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Curitiba (PR), a tendência de aumento nos casos positivos deve continuar e reforça a necessidade de se tomar medidas preventivas para diminuir o contágio durante as comemorações da Copa. “Os grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como imunossuprimidos, gestante, idosos, não vacinados e com doenças graves, principalmente pulmonares e cardíacas, devem evitar aglomerações nesses eventos. Além de serem mais vulneráveis ao contágio, esses públicos são os que têm mais chances de desenvolverem casos graves da Covid-19”, explica a médica.
Com mais de 80% da população brasileira vacinada contra a Covid-19, o cenário atual é menos alarmante que no início da pandemia, apesar do aumento dos casos. “Aqueles que optarem por assistir aos jogos em locais com muitas pessoas devem retomar o uso de máscaras e higienizar as mãos com frequência”, aponta Dra. Myrna, que também aconselha manter esses ambientes bem arejados e o calendário vacinal em dia não só para Covid-19, mas para outras doenças. “Na presença de sintomas respiratórios, febre, fadiga, mal-estar, diarreia e dor de cabeça, é importante que fazer o teste de detecção do vírus e manter o isolamento”, continua. Em casos positivos, o tempo de isolamento indicado é de cinco dias a partir do primeiro dia de sintoma.
Os testes RT-PCT e antígeno estão disponíveis nas unidades físicas do Frischmann Aisengart, com resultados em até 72 horas e uma hora, respectivamente. Para mais informações, acesse o site do Frischmann ou ligue (41) 4004-0103.