Grande Curitiba

Como fazer mais trigo por dia?

Webinar técnico tem como objetivo discutir estratégias para aumentar produtividade, integrar o setor produtivo e promover a troca de conhecimento. Inscrições são gratuitas e transmissão acontece pelo YouTube no dia 12 de maio
11 de maio de 2021 às 10:20
Evento interativo e técnico é voltado a produtores de trigo, multiplicadores de sementes, técnicos, cerealistas e moinhos. (Foto: Divulgação Biotrigo/André Rosa)

COM ASSESSORIAS – Na lista dos objetivos mais importantes na produção de trigo, o rendimento ocupa um dos primeiros lugares. Colher bem e com qualidade define a maior parte do sucesso de uma safra. O Webinar Técnico promovido pela Biotrigo Genética no dia 12 de maio vai discutir estratégias para aumentar a produtividade com segurança. O evento inicia a partir das 8h30, com transmissão ao vivo e acesso gratuito. Entre os assuntos a serem discutidos está a fisiologia do trigo e como o funcionamento da planta e a interação com o ambiente influenciam no rendimento. As inscrições estão abertas no site www.biotrigo.com.

O doutor em Fitotecnia e Fisiologia Vegetal e professor da Universidade de Passo Fundo, Geraldo Chavarria, vai apresentar a palestra “Fisiologia do trigo: do manejo à produtividade”. Segundo Geraldo, a composição do rendimento é complexa e tem três aspectos básicos relacionados à questão quantitativa: espigas por área, massa e número de grãos. “Em relação à qualidade, quando se trata de nutrição, o elemento mineral com maior relevância é o Nitrogênio. Não estou desmerecendo os outros elementos, mas dentro de um cenário de alta produtividade nós temos que focar com eficiência no Nitrogênio e a partir daí pensar nos demais”, explica. Outro ponto que o professor vai destacar em sua palestra é a influência da arquitetura da planta no rendimento. “Um dos aspectos de grande relevância da fisiologia básica é que a planta transforma sol em carboidratos. Os funcionários da ‘empresa planta’ são as folhas, que devem ser protegidas”. Chavarria destaca que quanto maiores os rendimentos buscados, mais desafiamos as plantas e, neste sentido, é importante entender os gargalos que surgem.

Busca incansável por rendimento

Para o diretor e melhorista da Biotrigo Genética, André Cunha Rosa, o produtor busca segurança e qualidade para poder vender, mas o que sustenta a propriedade é o rendimento. “Sempre que a gente conversa com o produtor ele quer rendimento. A gente espera contribuir para que o agricultor possa aprender e realmente ter informações práticas que vão ajudar no seu dia a dia, principalmente para quem está envolvido na triticultura. Nosso recado para o produtor é que aproveite a interação no webinar para tirar dúvidas, ampliar o conhecimento e, com mais informação, ir construindo a sua fertilidade a qual construirá altos rendimentos e qualidade adequada”.

Durante o evento, André vai apresentar o TBIO Calibre, nova cultivar da Biotrigo Genética. “O Calibre é fruto de um programa de melhoramento robusto e de um longo trabalho tentando combinar trigos com mais potencial e mantendo as demais exigências do mercado, como segurança à campo e qualidade industrial. O grande diferencial sem dúvidas é o rendimento, porque ele rende mais do que todos os outros trigos desenvolvidos em nosso programa de melhoramento. Outra particularidade da tecnologia é o ciclo: nenhum outro trigo chega perto de produzir tanto em tão pouco tempo”, salienta. A cultivar entra em multiplicação em 2022 e deverá ser recomendada para todas as regiões tritícolas do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Cerrado.

Produtor motivado para a safra 2021

Os preços acima da média histórica para o grão de trigo e a expectativa de altos lucros deixam o produtor motivado com a safra 2021. Para o gerente comercial para a América Latina da Biotrigo Genética, Fernando Wagner, que apresentará o webinar, o casamento entre as boas expectativas de preço, a melhora no manejo e a entrega de materiais genéticos que ofereçam segurança agronômica, junto com a demanda do moinho brasileiro em moer trigo nacional, trazem um ambiente perfeito para que o triticultor saia de 2021 com um excelente resultado para a cultura. Ele dá um panorama do plantio de trigo pelo país.

No Cerrado, que sinaliza cada vez mais interesse pelo trigo, ainda existem alguns desafios, como a Brusone, por exemplo. “Entender este ambiente, combinando melhoramento genético local, com certeza trará avanços. Pensando em Cerrado, a notícia é de que as chuvas estão mais escassas. O que se sinaliza até aqui que não teremos um ano epidêmico dessa doença. O Cerrado sequeiro já foi semeado e o agricultor acreditou muito na cultura. Alguns estados, como o exemplo de Goiás, chamam a atenção, superando, segundo a CONAB, 200% de aumento da sua área, devendo semear em 2021, contemplando com as áreas de irrigado, mais de 70 mil hectares”, explica Fernando.

O Paraná também passa por um período com falta de chuvas e inicia timidamente a semeadura de trigo. São Paulo teve um pequeno avanço e amplia área. Rio Grande do Sul e Santa Catarina aguardam o final de maio para iniciar a semeadura e neste momento a aquisição de insumos e sementes e o encaminhamento de custeios de lavouras estão em ritmo acelerado, principalmente os projetos técnicos para garantir recursos para a safra. O Rio Grande do Sul deve superar 1,1 milhão de hectares, sendo que os mais otimistas falam em 1,2 milhão de hectares, a maior área de trigo do país, superando o Paraná que deve ficar pouco acima de 1,1 milhão. Já Santa Catarina surpreendentemente vem com um aumento potencial de 30 a 35%. “O resumo é positivo e todos os estados que semeiam trigo sinalizam aumento de área. Agora é focar no manejo para os que já semearam e caprichar na semeadura para aqueles que iniciarão as atividades, pois uma safra de sucesso começa por uma boa semeadura e estabelecimento de população recomendada para cada cultivar de trigo”, finaliza Wagner.

Uma solução para cada demanda

Os participantes também terão a oportunidade de conferir a palestra “Vamos falar de trigo? Conhecendo as soluções TBIO”, com o gerente comercial regional sul da Biotrigo Genética, Tiago De Pauli. Neste momento, o gerente apresentará o posicionamento técnico das cultivares comerciais, ressaltando os manejos recomendados, classificações agronômicas e industriais entre outras informações.

Como participar?

Serviço:

Webinar Como fazer mais trigo por dia?

Data: 12 de maio

Horário: 8h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/insc-2web-biotrigo