Grande Curitiba

Chuva e economia de água mantêm estável nível de reservatórios na Região Metropolitana de Curitiba

22 de junho de 2021 às 08:49
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As chuvas do fim de semana afastaram a implantação de um rodízio mais severo em Curitiba e Região Metropolitana e melhoraram a performance das barragens. As chuvas também contribuíram para amenizar a situação na região Sudoeste, onde a Sanepar mantém sistema de rodízio em Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita.

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 52,72%, pouco acima do acumulado na última sexta-feira, que era de 50,97%. Neste fim de semana a chuva registrada nos reservatórios foi de 45mm na Barragem do Iraí, 77mm na região do Reservatório do Carvalho nos Mananciais da Serra e de 42mm no Reservatório do Passaúna. Estes valores são próximos ao registrado pelo Simepar para a RMC que foi em torno de 50mm. O sistema de abastecimento ainda apresenta um déficit de 20%.

O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar Julio Gonchoroski, diz que “o esforço da Sanepar é para manter o nível dos reservatórios estáveis e a expectativa é de que as chuvas previstas para dentro da média melhorem a condição hídrica e ajudem a manter o abastecimento de água”.

SUDOESTE – Na região as chuvas foram de aproximadamente 50mm e contribuíram para amenizar a situação. Porém, o volume ainda não foi o suficiente para recuperar os mananciais de abastecimento que estão com redução de vazão em torno de 60 %. As chuvas do início do ano até agora estão 50% abaixo da média.

USO RACIONAL – A Sanepar mantém o alerta de economia de água pela população, orientando o uso prioritário para alimentação e higiene pessoal. As dicas são para reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e se faz a barba. Deve-se acumular roupa e louça para lavar de uma só vez. A lavagem da calçada, quintal, carro e rega de jardim deve ser feita com água reaproveitável e não potável.