Grande Curitiba

Covid: Paraná vai receber mais 439.340 vacinas; lote contém 91,2 mil doses da Janssen

Esta será a primeira remessa de Janssen, de dose única, destinada ao estado; vacinas são parte do lote de 1,5 milhão entregue nesta terça-feira (22) ao Brasil.
23 de junho de 2021 às 09:30

O Paraná vai receber mais 439.340 vacinas contra a Covid-19. O governo do estado não divulgou uma data para chegada dessas doses, mas afirmou que deve ocorrer nos próximos dias.

Serão 91.250 vacinas da Janssen, 136.890 da Pfizer e 211.200 da Coronavac – que terá parte do quantitativo destinado para a segunda dose.

Esta será a primeira remessa de vacina Janssen, de dose única, destinada ao Paraná. De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto.

A vacina pode ser armazenada por pelo menos três meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Elas são parte do lote de 1,5 milhão entregue nesta terça-feira (22) ao Brasil.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as doses devem ser destinadas a:

  • trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros;
  • do transporte ferroviário;
  • do transporte aquaviários;
  • caminhoneiros.

Além disso, podem ser destinadas a outros grupos. A Sesa disse que ainda estuda as possibilidades.

O governo informou que a pauta da Coronavac também tem parte destinada a trabalhadores do transporte coletivo, além da continuidade da vacinação em trabalhadores da educação, ensino superior e forças de segurança e salvamento, com primeira e segunda dose.

As vacinas da Pfizer devem ser destinadas a grupos prioritários já atendidos, como pessoas com comorbidades e público em geral, seguindo o calendário de vacinação anunciado pelo governo.

Números da vacinação no estado

O Paraná aplicou até esta terça-feira 5,1 milhões de vacinas, sendo 3.846.756 de primeira dose e 1.287.898 de segunda.

Segundo o ranking da vacinação, 37% da população recebeu a primeira dose e 12,5% a imunização completa.

Fonte: G1