Grande Curitiba

Frio intenso leva Sanepar a alertar sobre proteção dos hidrômetros

Diminuição acentuada das temperaturas pode provocar congelamento da água na tubulação e rompimento dos HDs; previsão é de geadas fortes para esta semana
29 de junho de 2021 às 15:14

COM ASSESSORIAS – O declínio acentuado das temperaturas no início desta semana, em todas as regiões do Paraná, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), devido ao deslocamento de uma forte massa de ar polar, pode levar ao rompimento dos equipamentos que fazem a medição do consumo de água, os hidrômetros. A Sanepar alerta os clientes a adotarem cuidados para evitar que o “relógio” seja danificado.

Isso ocorre porque as baixas temperaturas favorecem o congelamento da água dentro da tubulação. Além de transtornos para a Sanepar, que precisa substituir os hidrômetros, também o cliente é prejudicado, podendo ter problemas com vazamentos e ficar sem água até que o equipamento seja trocado.

A proteção do hidrômetro pode ser feita com caixa de papelão, plástico, lona ou madeira. Podem ser usados outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura. O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista faça a medição do consumo.

INVERNO – O Simepar prevê temperaturas negativas nas Regiões Oeste, Sudoeste Sul, Centro e Sul dos Campos Gerais com ocorrência de geadas moderadas a fortes em quase todo o estado.

De acordo com o instituto, a forte onda de ar frio se intensifica ainda mais sobre todas as regiões do Paraná entre a noite desta terça-feira (29) e a madrugada de quarta-feira (30). O frio será rigoroso em todas as áreas do estado, inclusive nas praias, e há previsão de geadas para todas as regiões. A partir de quinta-feira (01) a expectativa é de que as geadas se tornem moderadas.

Também a partir desta terça deve haver uma gradual diminuição da condição de chuva sobre o Paraná, estabelecendo-se uma forte massa de ar seco nos três estados do Sul.