Grande Curitiba

Governador reafirma parceria do Paraná com o Sebrae para incentivo ao empreendedorismo

Ratinho Junior se reuniu com o presidente nacional da entidade, Carlos Melles, e destacou diversos programas em conjunto. São projetos de incentivo ao empreendedorismo, às vocações regionais e na desburocratização do processo de abertura de novos negócios, entre outras iniciativas.
20 de agosto de 2021 às 09:55
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quinta-feira (19), no Palácio Iguaçu, o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoios às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, e reafirmou a parceria do Governo do Estado com a entidade. No Paraná, o Sebrae é parceiro do Governo em projetos de incentivo ao empreendedorismo, às vocações regionais e na desburocratização do processo de abertura de novos negócios, entre outras iniciativas.

Esse trabalho conjunto, ressaltou o governador, se reflete no desenvolvimento do Estado e na geração de empregos, principalmente por parte de micro e pequenas empresas, que responderam por 72% das vagas criadas no primeiro semestre deste ano. “O Sebrae é um grande parceiro do Paraná, do Governo do Estado, e tem um papel essencial para o desenvolvimento dos pequenos negócios, em especial dos setores do comércio e serviços”, disse Ratinho Junior.

VOCAÇÕES – Um suporte essencial da entidade se dá no programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis (VRS)  do Paraná, lançado na última segunda-feira (16). O objetivo é incentivar as cadeias de valor e abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional.

“O Sebrae tem nos ajudado muito nas vocações regionais para descobrir a potencialidade de cada região do Estado. Temos um trabalho muito forte nessa área e a entidade contribui com o governo para potencializar os projetos e os arranjos produtivos locais”, ressaltou Ratinho Junior.

Para o presidente do Sebrae, a participação do Sistema S na promoção de políticas públicas beneficia a população e o setor produtivo. “No Paraná, o Sebrae tem apoio do Governo e o Governo tem o apoio do Sebrae. Esse trabalho conjunto é um orgulho para nós e garante bons resultados para as micro e pequenas empresas”, disse Melles.

PARCERIA – Vários programas estaduais têm o Sebrae/PR como parceiro. Um dos principais é o Descomplica, que buscar agilizar e facilitar a abertura de novas empresas e o gerenciamento de alvarás, além de atuar na simplificação de licenciamentos. A entidade está contribuindo com a elaboração de uma nova ferramenta, em desenvolvimento pela Companhia da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e promete tornar esses processos ainda mais simples.

Há ainda outras ações em parceria, como o Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa, o programa Compra Paraná, que incentiva a participação das pequenas empresas nas licitações estaduais – iniciativa que também está sendo replicada em algumas prefeituras. O Sebrae também está presente nos parques tecnológicos credenciados pelo Governo do Estado.

São destaques, ainda, as medidas para incentivar a retomada econômica no pós-pandemia. Um trabalho conjunto da Fomento Paraná com o Sebrae/PR permite a utilização do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia nas operações de microcrédito contratadas pelo Sebrae/PR em todo o Estado. As duas instituições também são responsáveis por cursos de capacitação de agentes de crédito nos municípios.

“Tudo o que se refere ao desenvolvimento de ambiente empresarial, que seja viável para micro e pequenas empresas, nós temos feito ações em parceria com o Governo. Isso permite que o Estado possa cumprir cada vez mais o seu papel de desenvolvimento e, com nosso apoio, contribuir com as micro e pequenas empresas, que geram a maior parte dos empregos do Paraná”, salientou o superintendente estadual do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

PEQUENOS NEGÓCIOS – Os pequenos negócios têm grande participação na economia estadual. O Paraná fechou o primeiro semestre de 2021 com recorde na geração de empregos, com a criação de 118.316 postos de trabalho, melhor resultado desde 2011. As micro e pequenas empresas responderam pela abertura de 86.293 vagas, 72% do total.

PRESENÇAS – Também acompanharam a agenda o vice-governador Darci Piana e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, que preside o Conselho Deliberativo do Sebrae/PR.

Fonte: AEN/PR