Grande Curitiba

Imóvel Rural: financiamento para agricultura familiar fica mais ágil

9 de setembro de 2021 às 17:17

COM ASSESSORIAS – O prazo médio para a contratação das operações de crédito que envolvem aquisição e estruturação de um imóvel rural diminuiu de 2 anos para no máximo 6 meses. Na prática, os agricultores familiares vão esperar menos tempo para que a proposta de crédito seja analisada no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a redução do tempo de espera se deu após a simplificação do fluxo de tramitação das propostas de financiamento, que possuiam um total de 14 etapas e passou a contar 6 etapas.

Além disso, outra iniciativa que ajudou a diminuir o tempo de espera foi a implementação do serviço digital Obter Crédito – Terra Brasil, lançado em julho de 2020, por meio de parceria entre o Mapa e a Secretaria de Governo Digital. A ferramenta possibilita o envio do Projeto Técnico de Financiamento, além de toda a documentação do candidato, do vendedor e do imóvel rural, de forma totalmente digital, dispensando a necessidade da presença física.

Para a deputada federal Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a implementação do novo sistema irá desburocratizar e ampliar o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito fundiário.

“O Programa moderniza e traz agilidade na concessão de financiamento para os trabalhadores rurais brasileiros que tanto precisam, possibilitando o progresso e desenvolvimento de suas atividades”, afirma a presidente da Comissão da Agricultura.

Os agricultores familiares interessados em obter o financiamento devem procurar informar-se na empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do município em que reside e receber orientações sobre o acesso ao crédito com recursos do Fundo de Terras.