Grande Curitiba

Dia 15 de outubro: Dia Mundial da Lavagem das Mãos

13 de outubro de 2021 às 15:51

COM ASSESSORIAS – A importância do ato de lavar as mãos ganhou força com a pandemia da COVID-19. No dia 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos. O hábito de lavar as mãos corretamente pode reduzir o número de mortes relacionadas à diarreia em mais de 40% e os casos de doenças respiratórias agudas em 25%, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Dados do Programa Conjunto de Monitoramento da OMS e do UNICEF para Saneamento e Higiene (JMP) indicam que 15 milhões de brasileiros residentes em áreas urbanas não têm acesso à água tratada.

Os cuidados básicos com a higiene corporal, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois de usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas. “É necessário lavar as mãos sempre que estiverem visivelmente sujas, depois de pegar no dinheiro, antes de comer, depois de mexer com animais, usar o banheiro, usar o transporte público e antes de mexer em bebês”, explica o especialista em bacteriologia do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas de Curitiba, Marcos Kozlowski,

Lavar as mãos também reduz o risco de contágio de doenças como hepatite B e meningite. “É importante lavar as mãos de forma correta, com água limpa e sabonete. Esfregar a palma e o dorso das mãos e também entre os dedos, por pelo menos 15 segundos. Além disso, o álcool 70 pode substituir a lavagem e também pode ser usado para a limpeza das mãos, pois ele tem propriedades microbicidas eficazes para eliminar os germes mais frequentes que causam infecções”, alerta.