Grande Curitiba

Asfalto na área rural incentiva a prática esportiva de ciclistas iniciantes

Estima-se que haja cerca de 5 mil ciclistas em Araucária. A praticidade de pedalar no interior e a beleza da região têm sido bons atrativos
15 de janeiro de 2021 às 16:38
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Muitas pessoas têm se preocupado com a necessidade da prática esportiva agora durante a pandemia. Uma solução que tem tido bastante destaque é o ciclismo na área rural em Araucária. Os novos asfaltos, boa iluminação em led para passeios noturnos e as belezas naturais da região atraem cada vez mais novos adeptos à atividade.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer estima que dos 5 mil ciclistas da cidade, cerca de 1/3 utilize as vias rurais para passeio ou treino. Os mais experientes podem até preferir treinos mais árduos pelas estradas de terra, que impõem uma dificuldade maior na modalidade de mountain bike, porém um trajeto mais leve é quase unanimidade para os iniciantes. E nisso o asfalto ajuda.

“Percebemos que muitas pessoas que só pedalavam pela área urbana começaram a frequentar a área rural. Acaba sendo mais fácil percorrer a parte asfaltada. Agora que tem a iluminação em led, nem se fala. Antes tínhamos que levar lanterna para iluminar o caminho. Eu já pedalo há 1 ano e meio e gosto também de andar pela parte não asfaltada, pois tem menos movimento e o esforço realizado é diferente”, avalia a ciclista Suzimara Belo, de 39 anos.

Há 5 anos não seria possível que os atletas Anderson Penkal, Ronald Carvalho e Leandro Chagas fizessem o treino realizado no último domingo (10). Em 5 horas de prática, o trio da Equipe Jabuti percorreu o circuito de 127km com suas bikes pela área rural de Araucária. Todas as vias escolhidas estavam asfaltadas e permitiram que os ciclistas treinassem com picos de velocidade. “Antes só tínhamos a Rodovia do Xisto para treinar o ciclismo de estrada. Fizemos o percurso para ver onde os melhores percursos. Até brincamos que foi o tour dos asfaltos da área rural. A pavimentação ficou boa”, comenta o ciclista Leandro Chagas.

Recomendações aos ciclistas
A área rural da cidade é bastante extensa e nos finais de semana, em horários variados, consegue-se visualizar diversos pequenos grupos pedalando. São mais de 20 grupos ativos de ciclistas na cidade. A recomendação é que os atletas andem sempre em fila indiana, optem pelas vias com ciclovias e na ausência destas, respeitem o sentido da estrada. Sinalização (lanterna dianteira e traseira) e equipamento de proteção individual (luva, capacete e óculos) também são importantes.

Infraestrutura 
Desde 2018, a Prefeitura de Araucária vem realizando um trabalho intenso para substituir as lâmpadas convencionais da iluminação pública por modelos de LED. A partir desse ano já foi concluído o asfalto em cerca de 40km da área rural, dentre os quais 19km estão com ciclofaixa. Está em andamento a colocação de asfalto em mais 50km e há previsão para abertura de mais sete processos de pavimentação CLIQUE AQUI. Confira nos anexos da matéria o mapa com a indicação das ruas asfaltadas na área rural e das áreas com iluminação em LED CLIQUE AQUI.

A Secretaria de Meio Ambiente também está auxiliando nas ações de estruturação da área rural e projeta instalar alguns pontos de parada para os ciclistas no interior, com local para beber água, banheiro e churrasqueiras. De acordo com a SMMA, em breve esses pontos de descanso começarão a ser executados e devem funcionar como mais um incentivo para esses passeios, movimentando ainda mais o turismo rural em Guajuvira, Colônia Cristina e Campo Redondo.

Economia
No comércio também há reflexo desse novo público consumidor. Algumas peças de ciclismo tem sido difíceis de achar ultimamente, pois a procura pelo esporte aumentou e a oferta ainda não  acompanha o ritmo. “Foi um crescimento muito grande pra gente das bikes shop. Esse mercado cresceu muito em 2020, a demanda foi muito maior que a procura. Com o reforço nos asfaltos da área rural e outros fatores que influenciaram, além dos atletas, as comunidades mais afastadas da área urbana também passaram a usar esse meio de locomoção, pois o acesso foi facilitado”, conta o empresário Fábio Gonçalves, proprietário de uma loja no bairro Iguaçu há 30 anos.