Grande Curitiba

Dá pra acreditar? Crianças de até cinco quilos já foram despachadas pelos Correios como encomendas

8 de fevereiro de 2021 às 17:44
Foto: Sabia.disso (Instagram)

REDAÇÃO/Grande Curitiba – Aconteceu nos Estados Unidos, como coisa comum, no início dos anos 1900.

Os serviços dos correios dos Estados Unidos só entregavam cartas de até 2 libras (907 g), porém, depois de criado um serviços de encomendas postais, o peso permitido passou a ser de até 11 libras (4,98 kg) e não demorou a surgir uma nova ideia.

A partir daí, o envio de crianças pelo correio teve início depois que os pais de um bebê chamado James Beagle, de 8 meses, constataram que a criança pesava 10 libras. Assim, decidiram enviar o bebê para passar um tempo com a avó, que vivia a apenas alguns quilômetros de distância, através da agência dos correios, que não teve alternativa a não ser carimbar e enviar a “encomenda”, afinal, não existia regra dizendo que as 11 libras de peso não poderia ser de “peso de gente”.

A entrega do bebê custou apenas 15 centavos em selos e os pais ainda precisaram fazer um seguro de 50 dólares pela encomenda.

Os jornais noticiaram a história do “bebê encomenda” e mais pessoas chegaram a conclusão de que enviar bebês e crianças pelo correio como encomenda, para a casa dos avós ou de outros parentes, era muito mais barato do que pagar uma viagem de trem.

Em pouco tempo começaram a surgir relatos, nos jornais da época, de crianças com endereços do remetente e destinatário costurados na roupa

Uma dessas histórias reais virou até um conto infantil chamado Mailing May, baseado no caso de uma menina de quatro anos que foi enviada da casa dos pais até a dos avós percorrendo uma distância de 120 quilômetros pelo sistema de encomendas.

É bom informar que as crianças não eram jogadas em sacos junto com outras encomendas. Na verdade, elas acompanhavam os funcionários do correio pelo caminho, não sem o endereço da entrega bem anotado para não haver extravio da encomenda.

Fontes: Aventuras na História, HISTORY e @sabia.disso (Instagram)