Grande Curitiba

Dá pra acreditar? Mosquito é mais letal que cobras, hipopótamos e tubarões

9 de fevereiro de 2021 às 20:29
Foto: PXhere

Em razão de ser o responsável por transmitir várias doenças, o mosquito é considerado o ser vivo mais letal da atualidade.

Os números não são um consenso, pois, enquanto alguns estudos apontam para cerca de 725 mil vítimas fatais em todo mundo, outros falam em números muito maiores, entre dois e três milhões de mortes anuais.

Em termos absolutos o inseto é 180 vezes mais letal que cobras, hipopótamos e tubarões, segundo o levantamento da Fundação Bill e Melinda Gates.

Para fins de comparação,  serpentes causam aproximadamente 125 mil mortes anuais, ou ainda, menos de um quinto do estrago causado pelo inseto, isso se tomado o cenário mais favorável aos seres humanos.

Uma lista dos 25 animais mais perigosos do mundo, disponibilizado pelo site Awebic, é impressionante ao incluir no rol animais insuspeitos.

Se tiver paciência veja a lista, em ordem decrescente, e tire suas próprias conclusões:

25. Escorpião Amarelo da Palestina – Encontrado no norte da África e no Oriente Médio é responsável por mais de 75% das mortes relacionadas a escorpiões todos os anos.

24. Abelha Africana – Um experimento que deu errado. Em 1957 um criador de abelhas que estava tentando cruzar as espécies Africana e Européia acidentalmente deixou algumas delas fugirem. Muito mais agressivas que as europeias homólogas, são conhecidas como “abelhas assassinas” e estão espalhadas pelas Américas.

23. Rinoceronte – Mortes relacionadas a rinocerontes não são de rara ocorrência em muitas partes do mundo. Apesar de terem péssima visão, são fáceis de se assustar e, uma vez que tenham o alvo em sua vista, pode ser difícil escapar (a menos que a pessoa corra mais rápido que 60 km por hora).

22. Caracol-do-cone – Uma gota de veneno desse pequeno caracol é o suficiente para causar a morte de 20 humanos.

21. Peixe-pedra – O site que disponibilizou a lista não fez qualquer observação sobre o animal.

20. Tubarão branco – Esse lendário predador não distingue o que é comestível do que não é. Ele simplesmente prova boias, barcos, pranchas, humanos, qualquer coisa que flutue, porém, ao contrário da crença popular e dos filmes, ele realmente não come carne humana.

19. Mamba negra – Uma das criaturas mais temidas no mundo. Na África, é fonte de inúmeros mitos e lendas além de ser amplamente conhecida por ser altamente agressiva, rápida e por atacar sem provocações.

18. Búfalo africano – Nunca foi domesticado com sucesso é altamente imprevisível e não se dá bem com humanos. Na África é conhecido como “viúvo” ou “morte negra” sendo o responsável por mais fatalidades a cada ano que qualquer outro animal no continente.

17. Sapo Flecha-de-Veneno – Minúsculo carrega um veneno potente. Duas polegadas são suficientes para matar um exército de 20.000 ratos, ou ainda, significa dizer que aproximadamente 2 microgramas (quantidade que caberia em uma cabeça de alfinete) são suficientes para parar o coração de um animal de grande porte. Para piorar o veneno está localizado na superfície da pele, de modo que o animal não pode ser tocado.

16. Urso polar – Ao contrário da maioria dos outros animais na lista, o maior carnívoro do mundo não tem medo de humanos. Ele não possui predadores naturais e irá comer qualquer coisa que possua carne, incluindo outros ursos polares.

15. Água-viva caixa australiana – Matando mais pessoas a cada ano do que tubarões, crocodilos e peixes-pedra juntos, esta água-viva vem sido nomeada como o animal mais venenoso do mundo.

14. Leão africano – Apesar dos humanos não estarem no topo da lista, alguns leões vem sendo conhecidos por procurarem ativamente humanos como presas. Um caso famoso foi o dos leões assassinos de Tsavo em 1898, os quais maltrataram e mataram operários de uma obra em Kenya durante um período de 9 meses.

13. Boomslang – Apesar de ser uma serpente relativamente tímida e normalmente não atacar humanos, quando isso acontece a situação complica por conta do veneno desativar a coagulação sanguínea.

12. Peixe-balão – Embora seja uma iguaria na culinária japonesa, é considerado um dos vertebrados mais venenosos do mundo.

11. Hiena – São predadores cautelosos com a interação humana durante o dia, mas, após o pôr do sol isso muda, tanto que as hienas são conhecidas por caçar humanos.

10. Dragão-de-Komodo – Similares aos ursos polares, os dragões-de-komodo não são comedores exigentes. Eles comerão qualquer coisa, desde pássaros até mesmo um búfalo ou um humano. Novamente, como ursos polares, a única razão para matarem poucos humanos é, provavelmente, devido à limitada interação entre ambos, assim como pelo fato de só precisarem comer uma vez ao mês.

9. Mosca tsé-tsé – Essa grande sugadora de sangue é a portadora principal da doença do sono africana e é assim indiretamente responsável por matar 250 mil pessoas todo ano.

8. Leopardo – Quando a maioria dos animais se fere, eles fogem e se escondem, o que não acontece com os leopardos. Quando essas perigosas criaturas encontram-se feridas, eles se tornam ainda mais perigosos.

7. Víbora-do-tapete – Responsável pela maioria das mortes relacionadas à cobras no mundo, essa víbora é encontrada em locais remotos (sem acesso à serviços de saúde) e usando uma hemotoxina similar a da boomslang, causa sangramento que pode durar semanas.

6. Aranha Errante – Se trata da aranha mais venenosa do mundo segundo o Guinness Book (Livro dos Recordes). Sua principal característica é vagar (caminhar sem rumo). São normalmente achadas escondidas em casas e carros de áreas densamente povoadas, especialmente durante o dia.

5. Polvo-de-anéis-azuis – Aproximadamente do tamanho de uma bola de golf possui veneno para matar 26 adultos. Não há antídoto.

4. Hipopótamo – Apesar de eles serem normalmente herbívoros, eles também são altamente agressivos e amplamente considerados como um dos animais mais perigosos na África. Há tempos vem sendo relatados casos de ataques a humanos sem qualquer provocação.

3. Crocodilo-de-água-salgada – Localizado no topo da cadeia alimentar, o crocodilo-de-água-salgada vem sendo conhecido por comer qualquer coisa desde búfalos até mesmo tubarões.

2. Elefante africano – Além de ser o maior animal do mundo, elefantes podem ser muito agressivos até mesmo em confrontos com rinocerontes usando o atropelamento, pelo seu peso, como arma de ataque e defesa.

1. Mosquito – Direto do maior animal do mundo para um dos menores. Estatisticamente o mais mortífero. Estimasse que os mosquitos transmitem doenças para quase 700 milhões de pessoas anualmente, resultando em cerca de 2 a 3 milhões de mortes.

Lista com imagens disponível em https://www.awebic.com/animais-perigosos/.

Fontes: @sabia.disso (Instagram) e Awebic