Grande Curitiba

Dá pra acreditar? Tartaruga com 189 anos é o ser vivo terrestre mais velho conhecido pelo homem

A moeda de cinco centavos de Santa Helena tem Jonathan em seu verso.
4 de março de 2021 às 14:07
A tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo / Foto Guiness World Records

DA REDAÇÃO – Chamado de Jonathan, a tartaruga macho, foi trazida para a ilha de Seicheles em 1882, juntamente com outras três tartarugas, quando já tinha cerca de 50 anos de idade.

Em 1930 ele ganhou o nome dado pelo então governador Sir Spencer Davis. Desde então continua morando no terreno da Plantation House, a residência oficial do governador, e pertence ao governo de Santa Helena.

A estimativa da idade tomou como base o fato de que ele estava ‘completamente maduro’ quando foi trazido para Santa Helena em 1882.

Para uma tartaruga, a expressão ‘totalmente maduro’ significa pelo menos 50 anos de idade, o que remete seu nascimento ao ano de 1832. Para corroborar essa estimativa há ainda uma fotografia datada de 1886 mostrando Jonathan já como uma tartaruga adulta.

Antes de Jonathan uma outra tartaruga chamada Tu’i Malila, que morreu em Tonga em 1965, já tinha chegado aos 189 anos e, até então, era considerada a maior recordista de todos os tempos no quesito idade mais avançada, segundo o Guinness World Records.

Existe um caso não confirmado de uma outra tartaruga gigante que teria alcançado a idade de 255 anos. Esse animal morreu em 2006 em Calcutá, na Índia, sem que sua real idade tivesse sido confirmada.

Com problemas típicos da idade, desde 2015, Jonathan já havia ficado quase completamente cego por conta de catarata, tinha perdido o olfato, mas, mantinha excelente audição e a libido em alta.

Segundo o veterinário que cuida do gigante, ele gosta de comer alface, repolho, pepino, maçã, cenouras e, mesmo com a idade avançada continua com a libido acima da média sendo comum ele acasalar com dois dos outros três animais com os quais convive.

Nos dias frios de inverno, a tartaruga gigante gosta de se enterrar na na grama e, atualmente, a maior dificuldade envolve a segurança de Jonathan, uma vez que ele virou atração turística. As regras gerais envolvem proibir que turistas cheguem a menos de dois metros dele e não atrapalhem quando ele estiver dormindo.

Com informações de Guinness World Records, Revista Planeta e Portal R7