Grande Curitiba

Além das enchentes: conheça um pouco mais sobre o trabalho da Defesa Civil

Órgão realiza diversas ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres
19 de abril de 2021 às 17:03
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Ultimamente tem aparecido com recorrência em Araucária o nome de um órgão que na maioria das vezes faz um trabalho sem aparecer: a Defesa Civil do município. O mais comum é saber de sua atuação em situações de calamidades, como enchentes e temporais, por exemplo. Mas essa é apenas uma pequena ponta da atuação da equipe. Relembre alguns atendimentos realizados recentemente na cidade.

Na sexta-feira (16), os agentes de Araucária tiveram papel fundamental para organizar a operação para contenção de combustível de um caminhão. Havia 43 mil litros de combustível e cerca de 4 mil litros vazaram. Na ocorrência, a Defesa Civil solicitou apoio da Secretaria Municipal de Obras – que forneceu uma retroescavadeira e um caminhão caçamba; também da empresa envolvida – que providenciou um caminhão para transbordo do restante do diesel, minimizando o impacto na galeria pluvial; da Guarda Municipal – que organizou o isolamento e orientou o trânsito; e ainda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para devidas providências.

No início da semana, na segunda-feira (12), os profissionais já haviam feito outro trabalho importante semelhante. Junto com as equipes de apoio, foi colocado cal e serragem em 5km de vias da cidade para evitar acidentes de trânsito. Um veículo havia derramado óleo de motor por diversas ruas e alguns acidentes acabaram ocorrendo.

Com uma ampla gama de contatos, outro ocorrido precisou da intervenção da Defesa Civil para ter um desfecho no final de semana anterior (dia 10/04): um incêndio de longa duração no pátio de sucatas de uma fábrica. Foram necessárias mais de 24h para combater o fogo. A brigada interna da empresa acionou os bombeiros e verificaram a necessidade de pedir auxílio à Defesa Civil e aos integrantes do Plano de Auxílio Mútuo, que emprestaram mais de 40 mangueiras para auxiliar no controle do fogo.

O órgão ainda tem uma proximidade importante com o setor responsável pelo monitoramento da qualidade do ar do estado. Caso o município atinja níveis não recomendados nesse quesito pela legislação, o Instituto Água e Terra (IAT) comunica a Defesa Civil para que sejam adotadas medidas necessárias junto a população araucariense. A cidade possui no momento 3 estações de monitoramento de ar ativas do IAT e mais um equipamento em teste da UFPR.

Sobre o órgão

A Defesa Civil realiza diversas ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres principalmente de origem natural; mediante articulação entre atores e organismos sociais para a efetivação de medidas voltadas ao bem-estar e à moral da população. Este ano o órgão já fez 29 atendimentos e no ano passado foram cerca de 100 no município.