Grande Curitiba

Últimos dias para a população opinar sobre o sistema de saúde municipal

Participação poderá ser por meio de formulários nas Unidades de Saúde e também no site da Prefeitura até a próxima sexta-feira
20 de abril de 2021 às 15:32
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Até a próxima sexta-feira (23) os moradores de Araucária poderão opinar e fazer sugestões sobre o que precisa ser aprimorado no sistema de saúde do município para os próximos anos. Os formulários estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e também no link CLIQUE AQUI dentro do site da Prefeitura. O usuário poderá escrever a sua sugestão sem a necessidade de se identificar.

Esse espaço democrático de participação faz parte da primeira etapa das Conferências Locais de Saúde de Araucária. “Cada região fará a sua conferência. O conselho local com a submissão da relatoria fará a compilação das ideias de cada uma das urnas e essas sugestões poderão ser vistas e discutidas na etapa local”, explica o presidente do Comusar (Conselho Municipal de Saúde de Araucária), Lucas Foltz.

O presidente do Comusar também explica que as conferências locais serão realizadas entre os dias 15 de maio a 01 de junho e irão discutir temas importantes como: atenção primária; redes de atenção; novas tecnologias em saúde; vigilância em saúde; gestão participativa; controle social e descentralização da gestão; financiamento, política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente.

Todas as propostas discutidas e aprovadas da etapa local serão levadas para a XV Conferência Municipal de Saúde de Araucária (Confemusar) que terá início no dia 25 de junho, no modelo online. O tema neste ano é “Salvação e Fortalecimento do SUS”. Nos dias 26 e 27 de junho, a Confemusar terá encontros presenciais no Colégio COC Bilíngue, Rua Pref. Odorico Franco Ferreira, 610 – Centro.

“A participação da sociedade é muito importante nesse processo, então pedimos para que os moradores de Araucária colaborem com suas sugestões, preencham o formulário nas unidades e saúde e ajudem a construir o nosso sistema de saúde”, convida Lucas Foltz.