Grande Curitiba

Com adequações – Atletas e professores da SMEL mantêm treinos online

São cerca de 250 alunos treinando em 8 modalidades. Treinos à distância têm sido realizados devido à pandemia
22 de abril de 2021 às 17:02
(Foto: Divulgação/SMEL)

COM ASSESSORIAS – As equipes de competição esportiva do município têm se mantido firmes nos treinos durante este período de pandemia, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Araucária (SMEL). Desde fevereiro, os atletas e os professores têm se esforçado para manter a rotina de treinos, mesmo com a adaptação das aulas para o formato online. São cerca de 250 alunos treinando, em 8 modalidades. A manutenção das aulas foi necessária porque todas as federações esportivas, bem como o órgão esportivo estadual, liberaram seus calendários, porém sem definição de datas para realização dos eventos – devido ao momento epidemiológico atual.

As modalidades coletivas – futebol, futsal, basquete, vôlei, ginástica rítmica, precisaram fazer algumas adaptações nos treinos, algumas focando mais no condicionamento físico, para serem mantidas. Outras categorias individuais, como xadrez, continuam com os treinos sem muitas adequações.

Para substituir as barras de balé disponíveis no centro de treinamento, as alunas da ginástica rítmica têm usado cadeiras ou bancos em casa para se alongar. A Ginástica Rítmica (GR) está com seus treinamentos ocorrendo 4x na semana, com 3 horas diárias. As escolinhas de iniciação da modalidade tem aulas com duração de 1 hora, 2 vezes na semana. A técnica Gabriela Alves, conta que toda aula os professores tentam colocar desafios ou fazer algo diferente para motivar as participantes a manter os alongamentos e aquecimentos em dia. São cerca de 100 alunas nos treinos ou nas escolinhas de iniciação da GR. Inclusive, há vagas para meninas com idade entre 5 e 12 anos, que queiram iniciar na GR e participar das aulas. Mais informações sobre vagas e inscrições podem ser obtidas na SMEL pelo telefone 3901-5200.

Esforço compensado – Ao longo dos anos, diversos atletas de várias modalidades, que começaram a participar dos treinos ofertados pela SMEL conseguiram reconhecimento nacional e até mesmo internacional. A ginasta Isadora Carnielli, de 13 anos, é um exemplo e atualmente integra a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. A ginasta representará o Brasil no Campeonato Pan-Americano Juvenil de Ginástica Rítmica, em junho, na Guatemala. Com apenas 5 anos na modalidade, ela já coleciona mais de 80 medalhas.