Grande Curitiba

Entenda o que vai mudar com o novo TRIAR

22 de julho de 2021 às 17:10
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A partir da próxima segunda-feira, 26 de julho, o transporte público de Araucária vai mudar. Entenda mais sobre o novo sistema do TRIAR.

O que muda no TRIAR?

Nas últimas décadas apenas uma empresa operou o sistema de transporte coletivo de Araucária.

O novo Triar passará a contar com três empresas que serão responsáveis pelo atendimento das 47 linhas de ônibus que atendem as áreas urbanas e rurais. A partir de agora, cada uma das três empresas gerenciarão a linha sul, linha norte e linha norte/sul.

Além disso, o visual dos ônibus será bem mais moderno. Haverá economia de custos para o município e também a possibilidade de redução de tarifa e implantação de mais benefícios aos usuários.

Por que ocorre essa mudança?

A prestação de serviço de transporte coletivo é uma concessão. O contrato existente até então teve seu prazo finalizado e uma nova licitação definiu as empresas que passarão a operar o sistema. A alteração também é vista como oportunidade de novas melhorias no sistema.

Em termos de gastos, qual o benefício para o município com o novo Triar?

A realização de procedimento licitatório para concessão dos serviços de transporte coletivo não é uma opção da administração, e sim algo obrigatório. Com isso, os valores a serem pagos às empresas representam uma economia de aproximadamente 700 mil reais/mês em relação ao contrato atual (vigente até às 23h59 de 25 de julho de 2021).

Está previsto aumento da frota?

Sim. A frota total de ônibus será ampliada de 88 veículos para 95 unidades.

Haverá ônibus novos?

Sim. Algumas linhas já devem ter veículos novos 0km e devidamente caracterizados em 26 de julho; algo que será gradativo para as linhas restantes.

Então, é verdade que há frota provisória?

Sim, alguns dos veículos que iniciarão a operação do novo Triar em 26 de julho compõe uma frota provisória, a qual será devidamente adequada até o dia 10 de agosto.

Pode ocorrer ampliação de horários?

É possível, mas, no momento, permanecem os horários já existentes.

Estão sendo feitos estudos para ampliação dos horários, o que irá repercutir em menos tempo de espera ao usuário. Se houver de fato essa definição, será para atender melhor às necessidades dos usuários.

Qualquer alteração será informada oficialmente pela Prefeitura de Araucária.

Como fica a situação dos motoristas e demais funcionários?

Praticamente 100% do novo pessoal já está contratado pelas três novas empresas que irão operar o novo Triar. Inclusive, é relevante mencionar que essas novas empresas priorizaram a contratação dos “antigos” funcionários.

Terá alteração na tarifa do TRIAR?

Não. A tarifa continua da maneira como está, sem qualquer acréscimo.

O usuário poderá continuar utilizando o cartão TRIAR?

Sim, o cartão Triar poderá ser utilizado normalmente. Não haverá a necessidade de fazer outro cartão.

O “linhão” vai continuar?

Sim. As linhas 1 e 2 do “linhão” permanecem. Mas essas linhas serão atendidas por ônibus comuns e não mais pelos modelos de ônibus articulados (sanfonados).

Como fica a integração com Curitiba e outras cidades?

A integração com linhas da região metropolitana continua normalmente nos terminais da cidade, sem qualquer alteração.

As gratuidades serão mantidas?

Sim. Todas as gratuidades permanecem, incluindo a gratuidade aos domingos (tarifa domingueira – com uso do cartão TRIAR) e as para públicos específicos, como alunos de escolas públicas municipais, autistas, pais/mães de estudantes até 12 anos, acompanhantes de pessoas com deficiência, entre outros.

Os novos ônibus também terão wi-fi grátis?

O sinal de internet grátis nos ônibus e a “integração ponto a ponto” também continuam.

Haverá mais tecnologias com o novo Triar?

Sim. Em breve será disponibilizado um aplicativo que poderá ser baixado nos sistemas iOS e Android, o qual permitirá que o usuário do Triar verifique em tempo real qual a localização do ônibus que ele está esperando, bem como quanto tempo falta para que veículo chegue ao ponto.

Há também a possibilidade da instalação de câmeras de monitoramento em todos os ônibus Triar.

Pode ocorrer algum transtorno durante essa transição do sistema?

Sim. Trata-se de uma complexa e histórica mudança. Por isso, a Prefeitura pede a compreensão dos usuários ao longo das primeiras semanas. Todo o trabalho está sendo feito com o objetivo de consolidar as melhorias ocorridas nos últimos anos e possibilitar novas ações.