Grande Curitiba

Araucária pinta em média 22 mil metros quadrados de sinalização em asfaltos por mês

São investidos cerca de R$370 mil mensais pela Prefeitura. Ruas bem sinalizadas contribuem para redução de acidentes
23 de julho de 2021 às 17:06
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Araucária tem investido bastante na implantação de novos asfaltos e também na manutenção dos já existentes, mas isso requer novas sinalizações e melhorias em alguns casos. São pintadas sinalizações em cerca de 22mil m2 de asfalto por mês, um investimento de aproximadamente R$370 mil mensal, o que segundo o Departamento de Trânsito de Araucária contribui para redução de acidentes.

Em 2021, Araucária já fez manutenção ou implementação de nova sinalização horizontal em diversas ruas nos bairros Sabiá, Califórnia, Palomar, Capela Velha, centro e novos asfaltos da região rural. A Av. Manoel Ribas está ganhando ciclofaixas temporárias e em breve a Rua Roque Saad também receberá nova sinalização no asfalto.

O engenheiro de trânsito, Luiz Gouvêa, explica que a pintura das vias, conhecida como sinalização horizontal, complementa a sinalização vertical (compreendida pelas placas das ruas). Esses processos facilitam a orientação do motorista, ciclista e pedestres no espaço, reforçando as indicações de locais para estacionar, sentido e tipos de via (contínua e seccionada), indicativo para parar ou de velocidade, designação de ciclofaixas, travessia de pedestre, área escolar, curva perigosa, dentre outras.

O procedimento da pintura em si pode ser feito de maneira mecânica ou manual, dependendo do que vai ser identificado. As faixas de pedestre e legendas (escritos no pavimento) são realizadas manualmente, pois dependem de moldes. Os traçados – que fazem a delimitação da pista e no centro indicam o tipo da via (contínua ou seccionada) – são feitos com auxílio de máquina e um eixo, pois precisam de mais precisão e seguem trajetos mais longos.

Todos têm papel essencial na prevenção de acidentes
Porém, com toda a sinalização, é importante que a população siga as diretrizes que orientam o fluxo dos veículos e pedestres, com a definição do espaço correto de cada um e tipo de circulação na via. “As pessoas precisam respeitar as sinalizações de trânsito, senão não há a eficácia esperada em tudo que é feito. Para reforçar essa demanda fazemos palestras em empresas, temos cuidados especiais no entorno de escolas e outros espaços que possuem essa exigência. Com isso o trânsito passa a fluir melhor, o número de sinistros reduz e a fiscalização passa a ser mais eficiente”, explica o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito, Ivan Márcio Fonseca Filho.

É um desafio diário para as equipes de trânsito garantir segurança e fluidez no trânsito e reduzir o número de fatalidades que podem ser evitadas com medidas de direção preventiva e defensiva, os chamados “sinistros”. É bom ressaltar que muitos dos “acidentes” de trânsito ocorridos podem ser evitados, então a conotação “acidental” deve ser evitada. Destaca-se ainda que as pessoas que caminham, pedalam ou utilizam motocicletas são a maioria das vítimas fatais no trânsito, comparando com as que têm uma proteção adicional que um carro oferece.