Grande Curitiba

Educação municipal inicia ensino híbrido para turmas de 8º e 9º a partir de 02 de agosto

27 de julho de 2021 às 17:22
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que Araucária deve iniciar a modalidade de ensino híbrido (parte das atividades presenciais e parte remota) para turmas de 8º e 9º ano da rede municipal a partir de 02 de agosto. Mas a participação dos alunos em atividades presenciais ocorrerá com a devida autorização dos pais/responsáveis legais. As unidades educacionais passaram por readequação para garantir o distanciamento e as medidas de higiene necessárias que o momento exige.

Conforme a SMED, a implantação do ensino híbrido ganhou maior viabilidade graças ao avanço da imunização não apenas para os profissionais da Educação mas para toda população. Nas unidades, as carteiras e cadeiras foram espaçadas com isolamento e distanciamento de 1,5m. Todas as salas de aula contarão com álcool em gel e os bebedouros de uso coletivo estarão isolados. A Educação fornecerá máscaras descartáveis PFF2/N95 aos estudantes dos 8º e 9º anos. As máscaras serão de uso obrigatório e a entrega aos estudantes ocorrerá nas próprias unidades educacionais. Todos que entrarem na unidade precisarão ter a temperatura verificada e realizar higiene das mãos (álcool gel). Uma das unidades já prontas para o retorno das turmas de 8º e 9º anos é a Escola Municipal Professora Maria Aparecida Saliba Torres, no Campina da Barra, que tem duas turmas de 8º ano e e três turmas de 9º ano.

As turmas do ensino fundamental do 1º ao 5º anos poderão ser notificadas, ao longo do mês de agosto, sobre o retorno gradativo/escalonado. A confirmação das turmas e a comunicação com a comunidade escolar são realizadas pela unidade educacional. Em relação à educação infantil, a SMED informa que, durante o mês de agosto, deve organizar os espaços para o retorno de turmas do Infantil 4 e 5 (idades de atendimento obrigatório), assim que possível pelo cenário epidemiológico.

CUIDADOS – Seja em casa ou na unidade educacional, o cuidado com a saúde precisa ser responsabilidade de todos. As medidas de prevenção à Covid-19 devem ocorrer em todos os lugares, em todos os momentos e envolver todas as pessoas. Higienização frequente das mãos, o uso obrigatório de máscaras, ambientes arejados, distanciamento e vacina (da marca que estiver disponível – e para quem for indicado) são medidas importantes para o cuidado de todos.