Grande Curitiba

Educação confirma início de atendimento híbrido para turmas de Infantil 04 e 05

A decisão de retorno de atividades presenciais considerou a vistoria do Comitê Permanente de Retorno às Aulas e relatórios emitidos autorizando o retorno presencial
16 de setembro de 2021 às 16:42
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) já informou às unidades da educação infantil sobre as datas previstas para retorno do atendimento presencial (em modelo híbrido) de turmas de Infantil 04 e Infantil 05. Pelo cronograma, as turmas de Infantil 05 iniciam atividades presenciais em 04 de outubro. Já as turmas de Infantil 04 iniciam em 18 de outubro. A decisão de retorno de atividades presenciais considerou a vistoria do Comitê Permanente de Retorno às Aulas e relatórios emitidos autorizando o retorno presencial. A SMED também fez a convocação dos profissionais que atenderão a essas crianças.

Em Araucária, já estão em atendimento híbrido (parte do atendimento presencial e parte remoto) estudantes de turmas de 9º, 8º, 5º 4º, 3º e 2º anos do ensino fundamental.  Já o 1º ano do ensino fundamental e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam em 20 de setembro. A participação das crianças em atividades presenciais, bem como apenas remoto (se for decisão da família) ocorre somente com a devida autorização a ser assinada pelo responsável legal (já disponível) na unidade onde a criança está matriculada.

As unidades educacionais passaram por readequação para garantir o distanciamento e as medidas de higiene necessárias que o momento exige. O contato com as famílias (bem como outros esclarecimentos) ocorre por meio da unidade educacional onde o estudante está matriculado. As turmas serão divididas em pequenos grupos, que farão o revezamento (entre atendimento presencial e remoto). A SMED ressalta que a acolhida das crianças e famílias “será preparada com muito afeto e segurança, tendo em vista o tempo que as crianças estão longe das unidades educacionais”. Uma orientação importante é “conversar com as crianças sobre a situação que estamos vivendo. Deixar claro a elas que será um momento diferente, em que devemos tomar cuidado em diversas situações”. O comprometimento da família é muito importante. Uma das responsabilidades é “a prévia organização do material escolar, observando a presença das máscaras e do álcool em gel individual”, conforme pontua a SMED.

CUIDADOS – Conforme a Secretaria de Educação, a implantação do ensino híbrido ganhou maior viabilidade graças ao avanço da imunização não apenas para os profissionais da Educação mas para toda população. Nas unidades, as carteiras e cadeiras foram espaçadas com isolamento e distanciamento de 1,5m. Todas as salas de aula contam com álcool em gel e os bebedouros de uso coletivo estarão isolados. Como em outros espaços de uso coletivo, as máscaras são de uso obrigatório nas unidades da Educação.

Todos que entrarem na unidade precisam ter a temperatura verificada e realizar higiene das mãos (álcool gel). Qualquer pessoa que apresentar sintomas relacionados à Covid-19 (independente se é aluno, pai/responsável ou profissional da unidade) não deve ir à unidade; a orientação é que busque atendimento médico para avaliação do caso.