Grande Curitiba

Flor da árvore Espatódea traz riscos para abelhas e beija-flores

Lei municipal estabelece proibição do plantio da árvore em Araucária e determina substituição dos exemplares
17 de setembro de 2021 às 17:32
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Quem olha para a árvore Espatódea pode se espantar com o estrago que a planta, com chamativas e belas flores de cor laranja, pode trazer. As flores contêm uma substância tóxica para abelhas, insetos e beija-flores. Diante do perigo que pode causar ao matar agentes polinizadores da natureza, uma lei sancionada em Araucária (CLIQUE AQUI) proíbe a produção e plantio das árvores da espécie na cidade e determina a substituição das mudas. A espécie Spathodea Campanulata, também é conhecida como Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixide-Macaco ou Chama-da-Floresta.

A vigência da lei reforça e dá amparo ao trabalho que as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) já faziam há um bom tempo. Técnicos contam que era possível observar abelhas mortas dentro das flores da árvore em trabalhos de campo. Por isso, nas áreas públicas do município já não há exemplares da espécie e provavelmente são poucas as unidades existentes em propriedades privadas, já que há algum tempo orienta-se a substituição por outras espécies não exóticas. Visitas em floriculturas e viveiros serão intensificadas para avisar da vigência da lei.

Quem identificar a planta em sua propriedade na ÁREA URBANA deve solicitar um licenciamento ambiental para corte da árvore no site da Prefeitura ou pelo aplicativo atende.net na aba Meio Ambiente / Licenciamento Ambiental. Na ÁREA RURAL, não é necessário pedir autorização para corte de árvores exóticas fora de Área de Preservação Permanente (APP). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Departamento de Controle Ambiental pelo telefone 3614-7497.

Exótica

A espécie de árvores Espatódea é nativa da África e foi trazida ao Brasil como ornamental. Ou seja, não é nativa do país. De origem tropical, a planta gosta de sol e não se adapta muito bem ao frio. Com porte médio, pode chegar a 25 metros de altura e tem flores no período de novembro a abril. Os frutos da árvore são semelhantes às vagens e, suas flores, em formato de cálice, variam entre as cores vermelha-alaranjada e amarelo.