Grande Curitiba

Educação Infantil retoma atendimentos presenciais com as turmas de Infantil 5

Em 18 de outubro está previsto o retorno das turmas do Infantil 04. Independente da idade, as unidades educacionais cumprem uma série de medidas necessárias para cuidados com a saúde de todos neste momento ainda de pandemia
4 de outubro de 2021 às 17:44
(foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (04), as turmas de Infantil 5, da rede municipal de ensino de Araucária, retomaram suas atividades presenciais. A decisão de retorno de atividades presenciais considerou a vistoria do Comitê Permanente de Retorno às Aulas e relatórios emitidos autorizando o retorno presencial. Até então, apenas as turmas de ensino fundamental tinham retornado aos atendimentos presenciais. Em 18 de outubro está previsto o retorno das turmas do Infantil 04. Independente da idade, as unidades educacionais cumprem uma série de medidas necessárias para cuidados com a saúde de todos neste momento ainda de pandemia.

Embora a equipe tenha recebido as chaves em 27 de março de 2020, somente nesta segunda-feira (04) é que as primeiras crianças tiveram atividades presenciais no CMEI Tereza de Benguela, localizado no Jardim Arvoredo. O prédio deste CMEI é uma conquista para a região, já que não havia atendimento de educação infantil próximo. A unidade da Educação Infantil conta com um total de 325 crianças matriculadas (do Infantil 1 ao Infantil 5).

De acordo com a diretora, Márcia Rejane dos Santos Brito, a comunidade do Jardim Arvoredo estava animada com a possibilidade do atendimento presencial na unidade. A equipe da unidade realizou reuniões com os pais (incluindo das turmas de Infantil 4) para tratar sobre os kits individuais entregues pela Prefeitura (com garrafa squeeze, 03 máscaras de cores diferentes, álcool em gel, sabonete líquido e necessaire para armazenamento desses itens), sobre as orientações da importância do uso de máscara e também sobre a necessidade de a equipe avaliar, do ponto de vista de aprendizado, como está cada uma das crianças acolhidas.

OUTRAS TURMAS – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) confirmou as datas previstas para o retorno presencial (em modelo híbrido) de outras turmas da Educação Infantil. O atendimento presencial de crianças do Infantil 3 está previsto para iniciar em 25 de outubro. Já o Infantil 2 será em 27 de outubro e o Infantil 1 e Infantil Bebê em 08 de novembro. A participação das crianças/estudantes em atividades presenciais, bem como apenas remoto (se for decisão da família) ocorre somente com a devida autorização a ser assinada pelo responsável legal (já disponível) na unidade onde a criança está matriculada. O contato com as famílias (bem como outros esclarecimentos) ocorre por meio da unidade educacional.

Para as crianças de 0 a 3 anos, o atendimento será em dois grupos, um pela manhã e outro a tarde. Com isso, é possível atender a todas as crianças de uma turma em um único dia e garantir o processo de adaptação e atendimento contínuo necessários para essas idades. As unidades estão à disposição para esclarecer possíveis dúvidas dos pais bem como para outras orientações que sejam necessárias.