Grande Curitiba

Escola Jacomel terá nova e moderna estrutura para atender a comunidade do Gralha Azul

Ao contrário do antigo prédio, o novo será visto da rua com destaque e, em frente a ele, haverá uma praça aberta para os moradores, independente do horário de atendimento da unidade educacional
21 de outubro de 2021 às 17:08
(Reprodução/Secretaria de Planejamento)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária está prestes a abrir o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela construção do novo prédio da Escola Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel, no Jardim Gralha Azul. O projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) prevê uma construção com três pavimentos e estrutura pensada para atender a demanda da região nos próximos anos. Ao contrário do antigo prédio, o novo será visto da rua com destaque e, em frente a ele, haverá uma praça aberta para os moradores, independente do horário de atendimento da unidade educacional.

O prédio a ser construído será três vezes maior (em área) que o prédio antigo. Serão ao todo 12 salas de aula modernas distribuídas em 3 pavimentos, além de 8 salas para atividades extras, como laboratório de ciências, laboratório de matemática e artes, laboratório de informática, salas de contraturno e sala multifuncional. A biblioteca ganhou lugar de destaque na fachada e foi pensada para ser um local amplo, com grandes áreas envidraçadas que estimulem a leitura e integração. Em cada pavimento foi criada uma arquibancada interna batizada de Central da Criatividade com a finalidade de promover interação entre alunos em intervalos entre aulas e no ensino integral. O aproveitamento da iluminação natural e o uso de recursos para facilitar circulação de ar entre os ambientes tiveram cuidados especiais no projeto.

Na parte externa, estão previstos um pátio, quadra poliesportiva e arquibancadas. A área de circulação de veículos também foi delimitada para não estar próxima aos espaços de atividades com crianças. Fora da área da escola, a comunidade local passará a contar com uma praça aberta com bancos, parque infantil e academia da 3ª idade. Esse local tem por objetivo oferecer um espaço de convivência e lazer para os moradores. Ao lado da praça, haverá ainda um trabalho de recomposição da área de proteção ambiental.