Grande Curitiba

Construção de mais 51 casas do Residência Cidadã já está em andamento

Programa terá 125 unidades habitacionais em Araucária, cada uma com cerca de 40m²
25 de outubro de 2021 às 16:44
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste mês a Prefeitura de Araucária assinou o contrato de empreitada para que as empresas vencedoras do processo licitatório comecem a construção de mais casas em atendimento ao Programa Residência Cidadã. Um conjunto habitacional com 51 residências deve ser construído na Rua Pedro Gawlak (o lote 1 com 26 unidades e o lote 2 com 25). Com isso, Residência Cidadã terá 125 unidades habitacionais em Araucária no Fazenda Velha, Capela Velha, Campina da Barra e Costeira.

Nos contratados da obra do Fazenda Velha já está sendo preparado o terreno, deverão ser feitas as demarcações e fundação da construção para então começar a etapa da construção e instalações necessárias. As residências terão em torno de 40 m² e contam com sala de estar, cozinha, 2 dormitórios, banheiro e área de estacionamento descoberta.

O projeto arquitetônico proposto pela Secretaria Municipal de Planejamento para todos os condomínios do Residência Cidadã foi criado para garantir espaços funcionais e adequados às necessidades dos moradores. Como são conjuntos com poucas residências cada, o ambiente trará segurança, privacidade e conforto aos moradores. As fachadas têm um padrão estético harmônico, sendo que as ruas no entorno estão asfaltadas, o que provavelmente deve ajudar a valorizar a região.

Outras obras do Residência Cidadã

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) que está acompanhando a execução das construções referentes ao Programa Residência Cidadã, os outros lotes de obras iniciaram antes. O lote 4 localizado na Rua André Bilnoski está mais avançado, com várias paredes levantadas, demarcação das fundações e muro de arrimo levantado. Na obra do Jardim Plínio (Capela Velha) já foram levantados os muros de divisão entre as casas. A obra da Rua Teodosia Lukalski (Costeira) está na fase da fundação das casas e o muro de arrimo também já foi feito.

Verba

A verba de cerca de R$ 12 milhões destinada ao projeto é proveniente de um acordo realizado com o Ministério Público, que designou a utilização do recurso para construção de residências para o público vulnerável cadastrado e em acompanhamento pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os selecionados no programa receberão direito a uso do imóvel, podendo a moradia ser futuramente convertida em doação.

Seleção será feita com base em famílias já acompanhadas

Para ter a possibilidade de ser contemplada no projeto, a família deve estar inserida no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), já ser acompanhada pelo CRAS, ter crianças e residir em Araucária há pelo menos três anos. Outra informação importante é que este programa tem um público e recursos muito específicos e, portanto, não tem relação com a lista de famílias cadastradas para programas habitacionais da Cohab Araucária.

Os relatórios sociais já estão sendo produzidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para análise da situação de vulnerabilidade das famílias aptas a serem contempladas no programa. Uma comissão irá reforçar a análise e contribuir no processo de definição dos beneficiários.