Grande Curitiba

Araucária pede intermediação da Câmara Municipal de Curitiba para reabertura de Armazém da Família

Vereadores da cidade da Região Metropolitana de Curitiba foram recebidos na presidência do Legislativo da capital
5 de novembro de 2021 às 16:01
(Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta sexta-feira (5), um grupo de vereadores de Araucária. Os parlamentares, que foram recebidos pelo presidente Tico Kuzma (Pros) e pelo vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos), pleiteiam a reativação da parceria entre os municípios, que permita a reabertura de Armazéns da Família na cidade vizinha.

Os vereadores integram uma Comissão de Inquérito (CI) que apura possíveis irregularidades na gestão dos Armazéns que funcionaram em Araucária entre 2009 e 2012. Segundo relato de Aparecido da Reciclagem (PDT), presidente da CI, a questão está judicializada, pois Curitiba alega que Araucária deixou de fazer os repasses financeiros necessários, o que resultou em uma dívida de aproximadamente R$ 1,5 milhão em valores corrigidos. “Nosso armazém está há 13 anos fechado. Queremos que seja reaberto”, resumiu.

“Existe uma cobrança da população para que [os armazéns] voltem a funcionar e nossa ideia é destravar essa situação. Sabemos que a reabertura depende de uma discussão política entre os prefeitos”, completou Professor Valter (Cidadania), que é o relator do colegiado. Ainda segundo ele, os trabalhos da CI vão continuar para apurar eventuais responsabilidades, mas uma perícia feita durante o trâmite da ação revelou que é Curitiba quem deveria para Araucária, por isso a busca de um entendimento entre as partes.

O presidente Tico Kuzma cumprimentou os colegas de Araucária por estarem cumprindo sua missão de fiscalizar, por meio da Comissão de Inquérito, e por estarem em busca de soluções. Ele se comprometeu em intermediar o diálogo junto à Procuradoria Geral do Município, a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, além de vereadores e representantes do Poder Executivo de Araucária.

“Vamos tentar esta conversa, para buscar um entendimento. [Verificar] se é possível fazer algum acordo, para suspender o processo e retomar a parceria. O trabalho da CI deve continuar, mas o mais importante é a retomada do serviço”, ressaltou Kuzma, que também lembrou da conhecida eficiência do Armazém da Família, ainda mais nesse momento de alta de preços, em que a população perde seu poder de compra.

“Araucária possui quase trinta mil pessoas abaixo da linha da pobreza. Nosso objetivo é resolver essa angústia da população, pois quando a população está angustiada, os vereadores também estão”, resumiu Pastor Castilhos (PL). Também participaram da reunião os vereadores Irineu Cantador (PSD) e Luis Coimbra (PV), que integram a CI.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba