Grande Curitiba

Araucária poderá contratar mais 100 guardas municipais

A capacidade de contratação da GMA passará a ser 280 colaboradores, a partir de janeiro de 2022
5 de novembro de 2021 às 17:08
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Foi publicada nessa semana a lei que autoriza a Guarda Municipal de Araucária (GMA) a aumentar seu efetivo em mais 100 guardas municipais. Atualmente a corporação conta com 154 integrantes e tinha a possibilidade de chamar até 180 profissionais. Com o aumento, a capacidade de contratação da GMA será de 280 colaboradores a partir da vigência da lei em janeiro de 2022.

Recentemente foram chamados 24 guardas municipais que estão fazendo curso de formação de 6 meses para poder atuar. A expectativa é de que os 100 guardas municipais que passaram no último concurso possam ser chamados na sequência, já que o prazo para chamamento é de até 24 meses a partir da realização do concurso, ocorrido em 2019.

De todos os guardas em exercício, a maioria faz parte do serviço operacional. São aproximadamente 120 agentes distribuídos em turnos de trabalho de 12 horas, que realizam o patrulhamento nos bairros, centro e áreas rurais. A Guarda Municipal de Araucária atende hoje 162 próprios públicos do município com monitoramento de alarmes e rondas. Alguns departamentos atuam de maneira mais específica, como a equipe Patrulha Maria da Penha, que acompanha o desenrolar de quase 500 medidas protetivas. Tem também a Defesa Civil, que executa ações preventivas e de socorro em caso de desastres naturais, dentre outros departamentos.

Novidade

Em outras formações, o curso preparatório de guardas municipais de Araucária foi realizado por meio de convênios com outras instituições. O comando da Guarda Municipal pretende que os novos candidatos convocados sejam formados por instrutores da Guarda Municipal de Araucária, já que agora a cidade possui equipe qualificada para ministrar o curso.

Segundo a guarda municipal e Diretora Geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Jaqueline Dias, a formação sendo feita por corpo de instrutores da GMA imprime uma identidade própria nos novos profissionais, que serão instruídos pelos futuros colegas de profissão. “Temos profissionais capacitados para fazer uma excelente formação dos novos guardas”, reforça Dias.

No curso de formação de 6 meses, os novos recrutas receberão instrução técnica pertinente às atividades da Guarda Municipal: Defesa pessoal, Técnicas de abordagem, Legislação, Armamento e tiro, entre outros. No final do curso ainda passarão por estágio de 60 horas antes de sair atuando nas ruas.