Grande Curitiba

TARIFA REDUZIDA: ‘O Globo’ cita Araucária como exemplo de incentivo ao uso do transporte coletivo

Araucária aparece como uma referência a
8 de novembro de 2021 às 17:33
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Uma reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira (08) trata do desafio de os municípios manterem o controle sobre o custo do transporte coletivo sem comprometer os cofres públicos ou repassar um aumento de preço muito grande os usuários. Araucária foi lembrada como um município que, somente no período da pandemia, conseguiu reduzir a tarifa local de ônibus (TRIAR) por duas vezes e que isso é um estímulo ao uso do transporte coletivo. Não é de hoje que Araucária tem sido citada nacionalmente pela imprensa pelas melhorias no transporte coletivo implantadas nos últimos anos. A tarifa reduzida, hoje em R$ 1,95, é apenas uma delas.

A notícia publicada pelo O Globo sugere o custo do transporte coletivo como o “um novo candidato a vilão da inflação” para 2022. “Com o IPCA acumulado em 12 meses de 10,25% até setembro, é considerado inviável repassar integralmente o reajuste à população, que viu sua renda encolher, principalmente os mais pobres”, diz um trecho da reportagem. Em outro, estimativas apontam que, de maneira geral no Brasil, o repasse nos custos para os usuários poderia significar aumentos de 40% a 50% em um país onde a passagem média é de R$ 4,01.

O texto dá destaque para Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. Araucária aparece como uma referência a “alguns municípios menores chegaram a reduzir o valor das passagens, como forma de incentivar mais pessoas a usarem os ônibus, ampliar a receita e até reaquecer a economia”. Como exemplo, em 2017 o sistema local de Araucária transportava 32 mil usuários ao dia. Após a série de benefícios implantados, esse número saltou para cerca de 53 mil/dia pouco antes do início da pandemia. Em entrevista à repórter Fernanda Trisotto, o secretário de Planejamento do município, Samuel Almeida da Silva, lembrou que, nos últimos quatro anos, houve aumento da oferta de ônibus e o custo caiu pela metade e que essa economia gerada foi repassada para os passageiros, sob a forma de tarifa reduzida (já houve 5 reduções consecutivas), internet grátis nos ônibus, gratuidades para diversos públicos, entre outras melhorias.

Há um destaque importante a ser feito: na percepção da Prefeitura de Araucária, o transporte coletivo é “uma conta que nunca fecha” (argumento muito comum), mas, como serviço essencial, é preciso encontrar meios para viabilizá-lo e que ele funcione da melhor maneira possível para os usuários. Mesmo com o forte impacto econômico gerado pela pandemia nos municípios, a Prefeitura de Araucária conseguiu manter o pleno funcionamento do sistema de transporte coletivo local, com toda a frota na rua. Mais que isso: as melhorias no transporte público resultam em impacto positivo direto na qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento econômico e social. A redução da tarifa é visto pela Prefeitura como um estímulo à utilização do transporte coletivo local, o que pode favorecer o comércio do município, por exemplo.

Reportagem de O Globo: CLIQUE AQUI