Grande Curitiba

Semana Municipal do Trânsito ocorre entre os dias 22 a 28 de novembro

No período várias atividades serão realizadas em Araucária para conscientização sobre cuidados no trânsito
17 de novembro de 2021 às 16:48
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 22 a 28 de novembro Araucária realiza a Semana Municipal do Trânsito (SMT) com a temática “Juntos Salvamos Vidas” – porque o compromisso deve ser de todos. No período várias atividades educativas e de conscientização serão realizadas pelas ruas cidade. Haverá blitz educativa e fiscalizadora, panfletagem com material orientativo e participação em eventos já programados.

A Pedalada Noturna (que ocorre semanalmente às quartas-feiras com saída às 19h do Parque Cachoeira) contará com a participação dos agentes de trânsito que falarão sobre a Semana de Trânsito. O Grande Prêmio de Ciclismo que ocorrerá no domingo (28), na Estrada da Lagoa Grande também terá a presença de representantes do evento municipal. No sábado (27), uma caminhada específica da SMT será realizada no Parque Cachoeira, a partir das 9h. A comunidade em geral está convidada para participar.

O tema da SMT desse ano visa fortalecer o cumprimento da legislação de trânsito por todos, pois existem motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres envolvidos e a redução dos acidentes não depende apenas de ações do poder público. Aliás, deve-se diferenciar acidente de imprudência, pois acidente acontece quando não existe intenção no ato: há respeito às leis e aos limites de velocidade. Quando alguém ingere álcool e drogas ou desrespeita às normas vigentes, assume o risco de causar algum desastre. Nesse caso existe imprudência.

Medidas de prevenção constantes

O Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo, faz blitz regularmente com intuito de coibir atitudes perigosas e toma medidas cabíveis em caso de irregularidades. Além disso, faz estudos para melhorar a fluidez nas vias, investe em medidas para prevenir acidentes como: manutenção dos asfaltos, melhoria na iluminação publica e implantação de sinalização vertical/horizontal.

Vítimas fatais

De acordo com dados do Portal do Trânsito, o Brasil registrou 27.839 indenizações pagas por acidentes de trânsito com vítimas fatais entre janeiro e outubro de 2020. Segundo a fonte, o país está entre os dez primeiros com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias.